Janela partidária começa nesta quinta-feira (07); vereadores podem trocar de partido sem perder o mandato
Em Maceió, a expectativa é que os vereadores emedebistas oficializem sua ida para a base do prefeito JHC
A janela partidária começa hoje, quinta-feira (07), e permite com que os vereadores que vão disputar as eleições em outubro possam trocar de partido sem sofrer punições, como a perda do mandato.
Este ano, a mudança poderá ser realizada até 05 de abril, data final do prazo de filiação para quem pretende concorrer às eleições municipais de 2024. A janela partidária está prevista na Lei dos Partidos Políticos e beneficia candidatos eleitos em pleitos proporcionais (vereadores, deputados estaduais e deputados federais) e que estão em fim de mandato.
Neste ano, a janela partidária só é válida para os vereadores eleitos em 2020. Para os deputados estaduais que foram eleitos na eleição geral de 2022, a possibilidade de trocar de legenda sem sofrer penalidades, só será concedida em 2026.
Os candidatos eleitos pelo sistema majoritário (prefeitos, governadores, senadores e presidente) podem trocar de partido a qualquer momento sem perder o mandato, já que o mandato pertence à pessoa eleita e não ao partido.
Ainda nesta quinta-feira (07) o PP, partido presidido pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, em Alagoas, irá realizar o ato de filiação, onde serão apresentados os novos nomes que irão disputar as eleições deste ano pelo Progressistas.
Há, ainda, a expectativa para que nos próximos dias, os vereadores de Maceió, que abandonaram o Governo Estadual, oficializem sua ida para um partido ligado ao prefeito da capital, JHC (PL).
Últimas notícias
Marido é preso por agredir e tentar esganar esposa no Clima Bom, em Maceió
Ex-policial é preso acusado de aplicar golpes do falso Pix em Maceió
Filho embriagado ameaça atear fogo na casa da própria mãe em Palmeira
Hóspede foge sem pagar conta de quase R$2 mil em hotel de Arapiraca
Homem é preso por invadir residência e levar recém-nascido da ex em Maceió
Jovem é baleado de raspão na cabeça após discussão por venda de drogas
Vídeos e noticias mais lidas
MP sugere caminhões frigoríficos para armazenar corpos de vítimas da Covid-19
Nova lei reorganiza efetivo da PM de Alagoas; entenda o que muda
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
PM da Rotam é encontrado morto em apartamento na Pajuçara, em Maceió
