Advogado alagoano ligado à família Bolsonaro é nomeado por Lula para o TRF-1
Eduardo Filipe Alves Martins é filho do ministro do STJ, Humberto Martins

Conhecido em Brasília pela amizade com Flávio Bolsonaro e pela proximidade com a família do ex-presidente, o advogado alagoano Eduardo Filipe Alves Martins foi nomeado desembargador do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) pelo presidente Lula.
Apesar de parecer incoerente, a escolha do presidente Lula em nomear o amigo pessoal do seu principal adversário político - e de Flávio Jaime de Morais Jardim também nomeado para o TRF-1 - obedece a lista tríplice, a partir do Quinto Constitucional da OAB para preencher as vagas no Tribunal.
Lula poderia ter contrariado a lista, mas preferiu manter a escolha dos candidatos que passaram pelo escrutínio do Ministério da Justiça durante a gestão de Flávio Dino.
Eduardo Martins é filho do ministro do Supremo Tribunal de Justiça, Humberto Martins, e apesar da ligação com o principal rival político de Lula, teve o nome apoiado por Cristiano Zanin, advogado petista na Lava Jato, que foi nomeado para ocupar a vaga de Lewandowski no STF e pelo presidente da Câmara, Arthur Lira.
O mais novo desembargador federal também já teve o nome envolvido em polêmicas. Durante a operação Lava Jato, ele foi acusado de tráfico de influência e teria obtido R$ 40 milhões em honorários com a Fecomércio do Rio de Janeiro. A investigação foi arquivada pelo STF em 2021.
Últimas notícias

Poupança teve R$ 336,8 milhões em entradas líquidas no mês de maio

Evangélicos crescem e representam mais de um quarto da população

Sextou no Centro celebra edição junina com muito forró no Calçadão do Comércio

Unidade de Conservação APA Costa dos Corais é ampliada pelo Governo Federal

UPA do Benedito Bentes registra mais de 11,6 mil atendimentos no mês de maio
![[Vídeo] Incêndio destrói loja de motos no município de São Miguel dos Campos](https://img.7segundos.com.br/Ozsobz_kWZo3Pqy3-kEiZ3INfXw=/100x80/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/whatsapp-image-2025-06-06-at-114524.jpeg)
[Vídeo] Incêndio destrói loja de motos no município de São Miguel dos Campos
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
