Escolas têm até sexta para se inscreverem na Olimpíada Brasileira de Matemática
Em 2023, rede estadual teve seu melhor desempenho na competição

Escolas públicas e privadas de todo o Brasil têm até sexta-feira (15) para efetuarem suas inscrições na edição 2024 da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). O procedimento deve ser feito pelo site www.obmep.org.br e podem participar turmas de ensino fundamental e médio.
Em Alagoas, a competição é organizada pelo Instituto de Matemática da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e conta com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), secretarias municipais de Educação (Semeds), Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e rede particular de ensino.
Este ano, as provas da primeira fase acontecem no dia 04 de junho, enquanto as da segunda etapa serão em 19 de outubro. A lista com os estudantes, professores, escolas e secretarias de Educação premiadas será divulgada em 20 de dezembro.
Oportunidade
Em reunião com as Gerências Especiais de Educação (GEEs) na Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o coordenador da OBMEP em Alagoas, professor Adelailson Peixoto, do Instituto de Matemática da Ufal, falou das inscrições da olimpíada e enumerou as vantagens que ela pode trazer a um estudante.
“Mais do que uma competição, a OBMEP é um estender de mãos para o Sistema Educacional do Brasil. Os estudantes medalhistas ganham bolsas e participam de treinamentos do Programa de Iniciação Científica, o PIC. E poderão continuar recebendo bolsas ao adentrar no ensino superior. Além disso, por meio do Programa OBMEP na Escola, também fazemos formações com os professores”, pontuou Adelailson.
Desempenho da rede estadual
Em 2023, a rede estadual de ensino de Alagoas teve seu melhor desempenho na história da OBMEP e conquistou, pela primeira vez, quatro medalhas de ouro na etapa nacional da competição, somando, ao todo, 22 medalhas. Nos 18 anos de existência da olimpíada, o melhor resultado das escolas estaduais havia sido duas medalhas de ouro na edição 2019 e outras duas na edição 2021.
Destas 22 medalhas, além dos quatro ouros, foram conquistadas três pratas e 15 bronzes. Quando somado às 250 Menções Honrosas a nível nacional – quando estudantes de todo o país competem entre si -, o número de premiados da rede estadual sobe para 272. Adicionadas às medalhas das escolas municipais, privadas e do Ifal, o número de medalhistas de Alagoas na etapa nacional da OBMEP 2023 passa para 75 – 6 ouros, 17 pratas e 52 bronzes. A rede estadual teve ainda seis professores e quatro escolas premiadas.
Aluna do Colégio Tiradentes da Polícia Militar – Unidade Agreste, em Arapiraca, Cláudia Manuelly Soares Santos é uma das premiadas de 2023. A adolescente, que em 2022 havia conquistado uma prata na olimpíada, arrebatou um bronze em 2023. Ela destaca as vantagens de se participar da competição.
“A prova pode parecer difícil à primeira vista, mas vale a pena cada minuto que você passou estudando e se preparando. As olimpíadas tornam a matemática ainda mais divertida, instigante e desafiadora e já estou me preparando em busca de um resultado ainda melhor este ano”, relatou a bimedalhista.
Orgulho
Em 22 de dezembro, a secretária de Estado da Educação, Roseane Vasconcelos, recebeu um grupo de medalhistas no gabinete da Seduc, no Centro Educacional de Pesquisa Aplicada (Cepa). Na ocasião, ela destacou o orgulho pelo resultado alcançado pelos estudantes da rede estadual na edição 2023 da olimpíada.
“A matemática ainda é vista como uma disciplina difícil de se aprender e, por isso, a conquista de vocês orgulha a todos que fazem a rede estadual. E não podia deixar de parabenizar também os professores que os incentivaram a participar da olimpíada e os treinaram para a prova. Estendo ainda meus cumprimentos aos pais aqui presentes que, com certeza, também estão muito orgulhosos de vocês”, frisou a secretária.
*Com informações do IMPA.
Últimas notícias

Procon na Rua leva serviços a Marechal Deodoro nos dias 25 e 26 de setembro

Luciano Barbosa destaca ações do PAA para segurança alimentar e inclusão social

Adolescente de 14 anos filma abusos e denuncia marido da própria tia, em Maceió

Homem furta aparelho celular em uma loja de shopping em Maceió
Prefeitura de Lagoa da Canoa promove evento do Setembro Amarelo com foco na saúde mental e prevenção do suicídio
Homem é preso com drogas e arma de fogo no bairro Manoel Teles, em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
![[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete](https://img.7segundos.com.br/rKn9QdDDcqz4uBcs9YUwZQQnoTk=/300x340/smart/s3.7segundos.com.br/uploads/imagens/146144-whatsapp_image_2020_01_02_at_08_46_27_jpeg.jpeg)
[Vídeo] Irmãos são mortos por vizinhos com tiros e golpe de canivete

"Sua irmã não quis transar e a matei", confessa autor de feminicídio em Minas Gerais

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Vídeo mostra momento em que cliente é morto em oficina de Arapiraca; vítima tinha antecedentes
