Saúde

Hospital da Criança de Alagoas promove treinamento sobre primeiros socorros com acompanhantes e pacientes

Projeto Sala de Espera acontece semanalmente e aborda temas importantes para pais e crianças internadas na unidade

Por 7Segundos com Assessoria 13/03/2024 21h09
Hospital da Criança de Alagoas promove treinamento sobre primeiros socorros com acompanhantes e pacientes
Acompanhantes e pacientes assistem atentamente a ação da Sala de Espera - Foto: Nataly Lopes / Ascom Sesau

O Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Hospital da Criança de Alagoas realizou mais uma ação do projeto Sala de Espera. Nesta quarta-feira (13), os temas abordados para os acompanhantes e pacientes da unidade hospitalar foram sobre primeiros socorros e manejos em uma crise convulsiva.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pediatria, mais de 94% dos casos de asfixia por engasgo ocorrem em crianças menores de sete anos. A partir disso, o NEP começou a realizar o projeto Sala de Espera, onde são repassadas dicas simples de como agir em situações que podem ocorrer no cotidiano de qualquer pessoa.

“Fazemos esse momento semanalmente e geralmente falamos sobre primeiros socorros. Ensinamos as manobras e como agir em uma emergência. Essas instruções são importantes porque podem salvar vidas”, explica o coordenador do NEP, Bresser Diniz.

Uma das acompanhantes que participou da ação foi Elizabete Felix. Ela ressaltou que seu filho, Israel Felix, de um ano de idade, sofreu um engasgo enquanto estava internado no Hospital da Criança de Alagoas e, após o ocorrido, aprendeu com os profissionais da unidade como fazer o desengasgo.

“Meu filho tem crises epilépticas e já aconteceu de ele engasgar. Foi muito bom participar dessa ação, porque me ajudou a saber como socorrê-lo corretamente nos momentos de convulsões e engasgos”, salienta a mãe de Israel.

Sala de Espera

O projeto acontece desde maio do ano passado, sendo ofertado pelo NEP. A ação é realizada uma vez na semana para alertar os pais e familiares de crianças internadas, capacitando-os sobre temas relevantes que afetam os mais novos. Alguns dos assuntos abordados foram primeiros socorros, manejo em uma crise convulsiva e aleitamento materno.