Educação

Creche e pré-escola: Semed abre pré-matrícula para milhares de novas vagas em Maceió

Estudantes residentes em bairros afetados pela mineração terão prioridade

Por 7Segundos com assessoria 15/03/2024 09h09
Creche e pré-escola: Semed abre pré-matrícula para milhares de novas vagas em Maceió
Semed - Foto: Ascom

Começa nesta sexta-feira, 15, e prossegue até o dia 20 de março, a pré-matrícula de seis novos Centros Municipais de Educação Infantil – Rede Parceira (CMEIs-RP) que estão sendo entregues pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Nesse primeiro momento serão ofertadas 4.300 vagas para creche e pré-escola, em tempo integral, em unidades totalmente climatizadas, sendo 1.350 no CMEI/RP do Antares; 1.200 no CMEI/RP do Santos Dumont; 680 no CMEI/RP da Chã da Jaqueira; 500 no CNEC Poço; 450 no Tabuleiro do Martins; e 120 na Ponta da Terra.

Terão prioridade na pré-matrícula os estudantes que residiam nos bairros da capital afetados pela mineração da Braskem (Bebedouro, Bom Parto, Chã de Bebedouro, Mutange e Pinheiro e demais áreas) e também aquelas crianças que estão em lista de espera, pelo fato de os responsáveis não terem conseguido vagas nos CMEIs já existentes no início deste ano.

As matrículas para as novas unidades devem ser feitas exclusivamente online, no link http://sislameal.caedufjf.net/sislameal/prematricula.faces?q=D8%2FtCeI10Do%3D. No formulário, haverá a opção de informar se o estudante residia nos referidos bairros e orientações sobre os documentos comprobatórios necessários.

Também pensando nos moradores das regiões evacuadas, a Prefeitura solicitou e o Instituto de Gestão Educacional e Valorização do Ensino (Igeve), responsável pela gestão de cinco dos seis novos CMEIs, irá disponibilizar 40 das 529 vagas de emprego direto ofertadas, exclusivamente para profissionais que residiam nesses bairros, sendo 20 vagas para professores e 20 para auxiliares de salas.

O resultado da pré-matrícula para os novos CMEIS/RP será divulgado no dia 28 de março e a matrícula deve ser realizada pessoalmente, na unidade escolhida, entre o dia 28 de março a 5 de abril.

Gigantinhos

A oferta das novas vagas - que devem chegar a 10 mil até o final do ano - faz parte do programa Gigantinhos, o maior conjunto de ações para educação da primeira infância já realizado na história de Alagoas, com investimento previsto de R$ 165 milhões.

“Faltava coragem para investir na educação, para solucionar problemas antigos e achar encaminhamentos que a gente pudesse, sobretudo, cuidar das nossas crianças e da primeira infância. Não se trata apenas de abrir creches. Trata-se de garantir um futuro melhor para nossas crianças”, afirmou o prefeito JHC durante o lançamento do programa, no dia 8 de março.

Na ocasião, a secretária de Educação, Jó Pereira, destacou o sentimento de todos os envolvidos na gestão educacional da capital sobre a importância do caminho que se abre para garantia futura de que todas as crianças em idade escolar estarão dentro das salas de aula.

"Estamos fazendo o futuro agora e de forma inédita. São 10 mil novas vagas de educação infantil em tempo integral em 2024, este é um marco sem precedentes na história da capital. É um passo gigantesco para a educação e para o futuro de nossas crianças. Olhando para trás enxergamos que estamos fazendo algo que nunca foi feito antes”, ressaltou.