Voz às vítimas: requerimento de Rodrigo Cunha garante depoimentos de moradores na CPI da Braskem
As presenças dos representantes dos moradores ainda vão ter as datas agendadas pelo colegiado da Comissão
Novos requerimentos apresentados pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos) e aprovados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem vão iniciar uma série de depoimentos dos mais importantes personagens vítimas do crime ambiental cometido pela mineradora em Maceió: os moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutante e Bom Parto.
Atendendo à demanda de Rodrigo Cunha, os senadores membros da CPI aprovaram o convite a Geraldo Vasconcelos, coordenador do Movimento SOS Pinheiro, e a José Fernando Lima Silva, presidente da Associação dos Moradores do Bom Parto. Mais representantes de moradores devem ser também convidados a narrar o impacto negativo e danoso da atividade mineradora da Braskem em suas vidas. De acordo com Cunha, ouvir e coletar os relatos das vítimas é vital para os desdobramentos da investigação.
“O que queremos é justiça e precisamos dar voz às vítimas. São milhares de famílias que não perderam somente suas casas. São pais, mães, filhos, avós e avôs, comerciantes, empreendedores, parentes e amigos que, de uma hora para a outra, foram obrigados a abandonar suas residências, suas memórias, suas relações com os lugares em que nasceram, cresceram e viviam. São seres humanos que sofreram abalo emocional imenso. São milhares de histórias de vidas prejudicadas”, disse o parlamentar.
“E mais: o afundamento dos bairros causou um grave dano psicológico e, também, um sofrimento financeiro sem precedentes para estas pessoas. Um cenário de caos na habitação, no trabalho, na vida escolar e na sobrevivência dos moradores, que precisam ter voz e precisam ser ouvidos. Por este motivo, convidamos Geraldo Vasconcelos e José Fernando Lima Silva, e vamos ampliar o alcance desta escuta convidando ainda mais representantes de quem vivia na região”, afirmou Rodrigo Cunha.
As presenças dos representantes dos moradores ainda vão ter as datas agendadas pelo colegiado da Comissão. Os trabalhos da CPI acontecem nas terças e quartas-feiras no Senado Federal. Rodrigo Cunha é o único senador alagoano que atua como titular da Comissão, presidida pelo senador Omar Aziz (PSD) e com relatoria do senador Rogério Carvalho (PT/SE).
Últimas notícias
Entenda o expurgo promovido por Xi Jinping no comando da China
INSS fora do ar? Serviços digitais são suspensos temporariamente
Defesa de Tagliaferro contesta citação por edital feita por Moraes
Band Alagoas transmite ao vivo o Pinto da Madrugada e celebra 10 anos no Estado
Deputada Gabi Gonçalves celebra a força do empreendedorismo feminino alagoano
Cibele Moura reúne mães atípicas e presidente de instituto para discutir o Código de Defesa da Pessoa com Autismo
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
