Voz às vítimas: requerimento de Rodrigo Cunha garante depoimentos de moradores na CPI da Braskem
As presenças dos representantes dos moradores ainda vão ter as datas agendadas pelo colegiado da Comissão
Novos requerimentos apresentados pelo senador Rodrigo Cunha (Podemos) e aprovados pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem vão iniciar uma série de depoimentos dos mais importantes personagens vítimas do crime ambiental cometido pela mineradora em Maceió: os moradores dos bairros do Pinheiro, Bebedouro, Mutante e Bom Parto.
Atendendo à demanda de Rodrigo Cunha, os senadores membros da CPI aprovaram o convite a Geraldo Vasconcelos, coordenador do Movimento SOS Pinheiro, e a José Fernando Lima Silva, presidente da Associação dos Moradores do Bom Parto. Mais representantes de moradores devem ser também convidados a narrar o impacto negativo e danoso da atividade mineradora da Braskem em suas vidas. De acordo com Cunha, ouvir e coletar os relatos das vítimas é vital para os desdobramentos da investigação.
“O que queremos é justiça e precisamos dar voz às vítimas. São milhares de famílias que não perderam somente suas casas. São pais, mães, filhos, avós e avôs, comerciantes, empreendedores, parentes e amigos que, de uma hora para a outra, foram obrigados a abandonar suas residências, suas memórias, suas relações com os lugares em que nasceram, cresceram e viviam. São seres humanos que sofreram abalo emocional imenso. São milhares de histórias de vidas prejudicadas”, disse o parlamentar.
“E mais: o afundamento dos bairros causou um grave dano psicológico e, também, um sofrimento financeiro sem precedentes para estas pessoas. Um cenário de caos na habitação, no trabalho, na vida escolar e na sobrevivência dos moradores, que precisam ter voz e precisam ser ouvidos. Por este motivo, convidamos Geraldo Vasconcelos e José Fernando Lima Silva, e vamos ampliar o alcance desta escuta convidando ainda mais representantes de quem vivia na região”, afirmou Rodrigo Cunha.
As presenças dos representantes dos moradores ainda vão ter as datas agendadas pelo colegiado da Comissão. Os trabalhos da CPI acontecem nas terças e quartas-feiras no Senado Federal. Rodrigo Cunha é o único senador alagoano que atua como titular da Comissão, presidida pelo senador Omar Aziz (PSD) e com relatoria do senador Rogério Carvalho (PT/SE).
Últimas notícias
Governador entrega CNH aos primeiros aprovados no Programa CNH do Trabalhador nesta terça-feira (16)
Projeto que proíbe Prefeitura de Maceió de adquirir produtos do MST avança na Câmara
Levantamento do Ibrape destaca prefeita Ceci entre as favoritas ao cargo de deputada estadual
Renúncia de Zambelli não comove bolsonaristas; apenas um alagoano comentou a decisão
Iluminação de Natal impulsiona a economia e fortalece ambulantes de Maceió
Segunda parcela do 13º salário deve ser paga até sexta-feira (19)
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
