Alagoas participa de encontro do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública
Evento com gestores de todo o país foi realizado em Florianópolis, no Sul do Brasil

O secretário Flávio Saraiva participou, na sexta-feira (15), da reunião do Conselho Nacional de Secretários de Segurança Pública (Consesp). O evento, que contou com representantes de 24 estados do país e do Distrito Federal, foi realizado no CentroSul, em Florianópolis, Santa Catarina, dentro da programação do Congresso Nacional de Oficiais Militares Estaduais (Coname).
Durante o evento, os representantes estaduais debateram sobre temas como as tecnologias na segurança pública, a interação entre as forças de segurança, a violência no campo e alterações legislativas. Palestras, apresentações e deliberações internas também estiveram em pauta no encontro, que contou ainda com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, Mário Sarrubbo.
Ele propôs a criação de um grupo de trabalho nacional na Senasp com o Consesp para melhorar a articulação junto aos recursos do Fundo Nacional de Segurança com os Estados. “Aqui os secretários de Segurança de todo o Brasil travam um diálogo que é fundamental na construção de diretrizes seguras para a segurança de todo o país de norte a sul. Há uma conjugação de esforços para se elevar o patamar da segurança no Brasil através dessa troca de experiências, ações e sugestões no campo legislativo”, ressaltou Sarrubbo.
O representante de Alagoas, o secretário Flávio Saraiva, enalteceu o trabalho conjunto entre os entes federativos e reforçou o investimento que vem sendo feito no estado. “Temos obtido resultados importantes na redução da criminalidade no território alagoano e isso tem sido conquistado com o apoio do Governo Federal, que tem dado um excelente suporte nos trabalhos e na aquisição de equipamento e construção de unidades para as forças policiais como os Centros Integrados do tipo 3”, afirmou Flávio.
Ainda houve a eleição da nova diretoria do Conselho com a aclamação do secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, como presidente. Ele terá como vice o secretário da SSP da Paraíba, Jean Francisco Bezerra Nunes. Simultâneo ao Consesp, foi realizado também o encontro dos chefes de inteligências das secretarias de Segurança Pública. Entre as apresentações, esteve a do diretor de Operações Integradas e de Inteligência da Senasp, Rodney da Silva, sobre ações gerais de enfrentamento ao crime.
Entre as missões do Consesp estão a de representar os interesses comuns das secretarias de Segurança Pública dos Estados e do Distrito Federal junto ao Ministério da Justiça e Segurança Pública e também propor medidas para aperfeiçoamento do Sistema Único de Segurança Pública.
O Consesp também desenvolve grupos de trabalho com o objetivo de produzir e publicar estudos e diagnósticos para a formulação e a avaliação de políticas públicas relacionadas com o tema segurança.
Últimas notícias

Maceió tem desempenho abaixo da média entre as capitais do Nordeste em ranking nacional de qualidade da educação

Arapiraca se destaca entre os municípios nordestinos com melhor qualidade na educação em 2025

Alfredo Gaspar vai pedir prisão preventiva de Milton Cavalo e denuncia organização criminosa dentro do Sindnapi

Homem é assassinado durante inauguração de praça no Village Campestre em Maceió

Fazendeiro acusado de mandar matar empresário é condenado pela terceira vez e foge da Justiça

Abrasel nega interdições por metanol em Maceió e SMS retifica informação inicial
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
