Rodrigo quer depoimento do Confea na CPI da Braskem após informação do desligamento de bombas pela empresa
A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).

O senador Rodrigo Cunha (Podemos) vai propor que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem ouça depoimentos de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).
Segundo a Veja, “Relatório do Conselho enviado à CPI da Braskem no Senado concluiu, em dezembro de 2019, que a petroquímica desligou bombas de pressurização em cavernas de minas de sal-gema inativas para economizar energia em períodos de bandeira vermelha, quando a tarifa cobrada pela distribuidora de energia elétrica era mais alta”.
Em entrevista à Revista, Cunha afirmou que a acusação de que houve negligência no monitoramento e na manutenção das minas é “muito grave”. O parlamentar ainda afirmou à publicação que vai solicitar que colha o depoimento dos representantes do Confea responsáveis pelo laudo.
“O ‘desleixo’ da empresa e o ‘abandono’ dos poços, avaliou um grupo de trabalho do Confea à época, causou despressurização nas cavernas e provocou ‘fluência salina’. Segundo o relatório, ‘há fortes indícios de que as deformações provocadas pela fluência do sal nos poços inativos sejam responsáveis pelas subsidências superficiais e suas consequências (fraturamento e rachaduras superficiais)” em Maceió, diz o texto da Revista.
Veja afirma ainda que o grupo de trabalho do conselho acrescentou que, “apesar dos fortes indícios à luz dos dados (em dezembro de 2019), não se pode afirmar categoricamente que as subsidências superficiais (ainda em andamento) e suas consequências são resultados dos deslocamentos e eventuais rupturas das cavidades resultantes da extração de sal”.
Últimas notícias

Homem sofre tentativa de homicídio enquanto bebia com 'amigo' em Feira Grande

Por unanimidade, STF mantém condenações por incêndio na boate Kiss

Homem é morto a tiros no bairro Trapiche da Barra, em Maceió; suspeitos seguem foragidos

Mulher é ameaçada pelo primo com espingarda em Limoeiro de Anadia

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 37 milhões

Mulher grávida sofre agressão após ter casa invadida por ex-companheiro em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
