Rodrigo quer depoimento do Confea na CPI da Braskem após informação do desligamento de bombas pela empresa
A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).
O senador Rodrigo Cunha (Podemos) vai propor que a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem ouça depoimentos de representantes do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). A informação é da Revista Veja, em nota veiculada nesta segunda-feira (18).
Segundo a Veja, “Relatório do Conselho enviado à CPI da Braskem no Senado concluiu, em dezembro de 2019, que a petroquímica desligou bombas de pressurização em cavernas de minas de sal-gema inativas para economizar energia em períodos de bandeira vermelha, quando a tarifa cobrada pela distribuidora de energia elétrica era mais alta”.
Em entrevista à Revista, Cunha afirmou que a acusação de que houve negligência no monitoramento e na manutenção das minas é “muito grave”. O parlamentar ainda afirmou à publicação que vai solicitar que colha o depoimento dos representantes do Confea responsáveis pelo laudo.
“O ‘desleixo’ da empresa e o ‘abandono’ dos poços, avaliou um grupo de trabalho do Confea à época, causou despressurização nas cavernas e provocou ‘fluência salina’. Segundo o relatório, ‘há fortes indícios de que as deformações provocadas pela fluência do sal nos poços inativos sejam responsáveis pelas subsidências superficiais e suas consequências (fraturamento e rachaduras superficiais)” em Maceió, diz o texto da Revista.
Veja afirma ainda que o grupo de trabalho do conselho acrescentou que, “apesar dos fortes indícios à luz dos dados (em dezembro de 2019), não se pode afirmar categoricamente que as subsidências superficiais (ainda em andamento) e suas consequências são resultados dos deslocamentos e eventuais rupturas das cavidades resultantes da extração de sal”.
Últimas notícias
Lagoa da Canoa se prepara para mais uma grande noite de festejos juninos neste sábado (20)
Eduardo Bulhões entrega kits escolares, fardamentos e equipamentos em mais um investimento na educação
Identificado homem executado com cerca de 10 tiros na cabeça em Marechal Deodoro
“Não há motivo para preocupação”, diz Anatel após alertas falsos
São João Raiz tem programação tripla neste sábado (20)
Mega-Sena sorteia prêmio de R$ 42 milhões neste sábado
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
