Polícia

Batalhão Escolar reforça ações preventivas e ostensivas na Escola Estadual Rubens Canuto

Por 7Segundos com Polícia Militar 22/03/2024 18h06
Batalhão Escolar reforça ações preventivas e ostensivas na Escola Estadual Rubens Canuto
Batalhão Escolar reforça ações preventivas e ostensivas na Escola Estadual Rubens Canuto - Foto: Polícia Militar

A Polícia Militar de Alagoas por meio do Batalhão de Polícia Escolar (BPEsc) intensificou as ações de segurança na Escola Estadual Rubens Canuto, no Benedito Bentes e está ainda mais presente desde o ocorrido que vitimou o aluno Lázaro André Bezerra de Oliveira.

A região já fazia parte do Cartão Programa das equipes de serviço, mas diariamente, equipes do batalhão especializado realizarão visitas, rondas e postos bases (os chamados PBs) na unidade de ensino. Além das ações operacionais direcionadas e em horários específicos do dia e da noite, estão sendo desenvolvidas ações institucionais envolvendo educadores, estudantes e o Núcleo de Articulação Comunitária Escola (NACE).

Nesta sexta-feira (22), a subcomandante do BPEsc, major Noemi Firmo, esteve pessoalmente conversando com a direção para traçar ações educativas e preventivas com o objetivo de incentivar ainda mais a cultura de paz junto à comunidade escolar. Além das visitas comunitárias diárias, haverá palestras do NACE, rodas de conversas e reuniões com a comunidade escolar.

O planejamento prevê ainda a realização do Concurso Escola da Paz, com possibilidade de premiação a exemplo da participação no Projeto CineBPEsc – evento que leva os estudantes para um dia de cinema e aprendizado.

“O BPEsc lamenta profundamente a tragédia e está empenhado em, unido à escola, gerenciar danos e aumentar a sensação de segurança entre alunos, professores, gestores e familiares da comunidade escolar como um todo. Confiamos em Deus e no trabalho preventivo que realizamos há 30 anos como Batalhão Escolar. Vamos vencer!”, salientou a major Firmo.

Outra ação já em desenvolvimento é o grupo de trabalho de combate à violência nas escolas. Na nota oficial publicada na quinta-feira (21), o Governo de Alagoas reiterou o compromisso de fortalecer as atividades do já existente grupo de trabalho, no sentido de intensificar o monitoramento. São 310 unidades estaduais de ensino com cerca de 170 mil alunos.