Saúde

Prefeitura de Maceió inicia mutirão de combate à dengue nesta segunda (1°)

O último Boletim trouxe um aumento de 73% dos casos de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado

Por 7Segundos com Assessoria 31/03/2024 14h02
Prefeitura de Maceió inicia mutirão de combate à dengue nesta segunda (1°)
Ações de combate à dengue serão intensificadas no período de 1° a 8 de abril - Foto: Ascom SMS

A Prefeitura de Maceió inicia, nesta segunda-feira (1°), mais uma edição da mobilização Maceió Unida Contra a Dengue, que visa reforçar o combate ao Aedes aegypti, convocando a população a colaborar para conter a transmissão das doenças transmitidas pelo mosquito - dengue, zika e chikungunya.

O último Boletim de Arboviroses da capital trouxe um aumento de 73% dos casos notificados de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado.

A chegada das chuvas favorece a proliferação dos criadouros do mosquito, que se reproduz em água parada. Por isso, a Prefeitura de Maceió mobiliza órgãos e secretarias municipais a trabalhar, junto com os moradores, pela redução dos riscos de infecção.

As ações serão intensificadas no período de 1° a 8 de abril, quando serão desenvolvidas atividades de controle do mosquito Aedes aegypti nas residências, pontos comerciais, prédios públicos e pontos estratégicos para a proliferação de criadouros, como borracharias, ferros-velho e galpões de reciclagem.

Nesses locais, agentes de controle de endemias farão inspeção para a identificação de potenciais criadouros, borrifação, eliminação, tratamento e orientação à população, especialmente nos bairros prioritários, onde os últimos levantamentos epidemiológicos apontaram altos índices de infestação do mosquito transmissor e de casos de arboviroses nas últimas quatro semanas.

Nos pontos estratégicos também serão distribuídos materiais educativos para conscientizar a população sobre a importância do combate às arboviroses.

Carmem Samico, gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos do município de Maceió, destaca que a capital realiza de maneira rotineira visitas domiciliares, visando o controle dessas arboviroses.

“Especialmente nesse período do ano, que temos a quadra chuvosa, há um aumento da proliferação desse vetor e identificamos que a maior parte desses criadouros se encontra em imóveis fechados e abandonados de Maceió, que chegam até nós por meio de denúncias da população. Diante dessas situações, nossas equipes notificam os imóveis e caso não consigamos uma resolução por parte desses proprietários, emitimos um auto de infração. Por isso, solicitamos que a população continue colaborando na identificação desses problemas. As denúncias desses criadouros podem ser feitas pelo 3312-5495”, alerta.

As ações serão coordenadas pela Secretaria Municipal de Saúde e contarão com o suporte integrado das secretarias municipais de Educação (Semed), que devem realizar palestras educativas e atividades lúdicas com os estudantes e profissionais dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e escolas municipais; Secretaria de Governo (Segov), com um trabalho educativo com servidores; Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil com a notificação de imóveis abandonados e Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semapa), com a fiscalização de mercados públicos e ambulantes.

A Vigilância Sanitária de Maceió e a Unidade de Vigilância em Zoonoses também trabalharão em parceria com a Autarquia Municipal de Desenvolvimento Sustentável e Limpeza Urbana (Alurb) em uma ação de recolhimento de pneus e sua destinação correta para a reciclagem.

As equipes serão distribuídas em três pontos, tendo como espaços de concentração das atividades os locais abaixo relacionados:

8º Distrito Sanitário
– Praça São Francisco – Base do 8º Distrito Sanitário – Cruz das Almas;

6º Distrito Sanitário
– Unidade de Saúde Arthur Ramos (Conjunto Henrique Equelman);

7º Distrito Sanitário
– CAIC UFAL – Cidade Universitária.