Saúde

Ações de combate à dengue são intensificadas em Maceió

Número de casos da doença na capital é maior do que em 2023

Por 7Segundos com Assessoria 01/04/2024 16h04 - Atualizado em 01/04/2024 16h04
Ações de combate à dengue são intensificadas em Maceió
Ação de combate à dengue em Cruz das Almas. - Foto: Felipe Sóstenes/ Secom Maceió

A Prefeitura de Maceió intensificou as ações de combate à dengue na capital alagoana. Nesta segunda-feira (1º), a campanha Maceió Unida Contra Dengue foi levada a três pontos da capital que concentram a maior incidência dos casos da doença. A iniciativa busca intensificar ações de mobilização e prevenção a criadouros do Aedes Aegypti, chamando a população para se engajar na diminuição desses casos.

Um dos bairros visitados foi Cruz das Almas. No local, os agentes de endemias realizaram visitas domiciliares, a fim de orientar sobre os métodos de prevenção, avaliando a situação da casa de moradores da região, com aplicação de larvicidas, caso necessário. As equipes também estiveram no Benedito Bentes e no Conjunto Henrique Equelman, no Antares.

Maria Luiza, 46 anos, mora em Cruz das Almas e informa que já teve dengue e acredita que se cada um fizer a sua parte, os casos vão diminuir. A moradora recebeu os agentes de endemias em sua residência e não havia focos de mosquitos. No entanto, foi reforçado com a dona de casa a importância de evitar o acúmulo de água parada.

Maria Luiza recebe agentes de endemias e reforça importância de combate à dengue. Foto: Ascom SMS


“A população tem que colaborar no combate. Eu faço minha parte e o outro deve também fazer a sua, evitando riscos à própria saúde e a do próximo, pois dengue é coisa séria. É muito importante essa ação, pois é uma forma de mobilizar e conscientizar todos sobre o combate ao mosquito da dengue, que é um problema de todos e se nos reunimos, iremos conseguir diminuir os riscos”, enfatiza Maria Luiza.

Marcos Marcelo, supervisor das ações de dengue do 8º Distrito Sanitário, afirma que é necessário ampliar as ações para mobilizar a população, a fim de ter um controle diante dos aumentos de casos das arboviroses.

“Estamos entusiasmados com essa intensificação de combate ao mosquito da dengue. Nossa estratégia é realizar a vistoria, a fim de identificar possíveis criadouros do Aedes Aegypti, em casas e terrenos por todo o bairro. Quando encontrarmos riscos, usamos o inseticida no local para evitar a proliferação da dengue. Além disso, as orientações e fiscalização de casa em casa são essenciais para conscientizar e gerar responsabilidade dos moradores, a fim de unirmos forças nessa luta, afinal, é um trabalho colaborativo entre órgãos e população”, destacou Marcos Marcelo.

A campanha de intensificação acontece inicialmente nos três Distritos Sanitários com maiores índices de infestação do mosquito e de casos de arboviroses, nas últimas quatro semanas.

De acordo com o relatório de arboviroses de Maceió, houve um aumento de 73% dos casos notificados de dengue em comparação ao mesmo período do ano passado, fazendo-se necessária uma mobilização coletiva.

Demais ações


As equipes da Saúde e de outras secretarias municipais continuam mobilizadas em ações, até o próximo dia 8 de abril, com visitas a residências, pontos comerciais, prédios públicos, borracharias, ferros-velhos, galpões de reciclagem e ações de recolhimento de pneus com as equipes da Vigilância Sanitária, Unidade de Vigilância em Zoonoses e Autarquia de Limpeza Urbana (Alurb).

Também serão realizadas palestras educativas e atividades lúdicas com estudantes pela Secretaria Municipal de Educação (Semed); trabalho educativo com servidores da Secretaria de Governo (Segov); notificação de imóveis, com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e Defesa Civil e fiscalização de mercados públicos e ambulantes com a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia Solidária (Semapa).