Direitos Humanos

Em um ano, Governo de Alagoas emite mais de 2 mil carteiras para autistas

Secretaria de Pessoa com Espectro Autista confeccionou 739 documentos em Maceió e outros 428 em Arapiraca

Por 7Segundos, com Assessoria 03/04/2024 18h06
Em um ano, Governo de Alagoas emite mais de 2 mil carteiras para autistas
A Secdef emitiu 739 carteirinhas em Maceió e outras 428 em Arapiraca - Foto: Augusto Costa/Ascom Secdef

O Governo de Alagoas já emitiu mais de duas mil carteiras de Identificação para Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (Ciptea), em apenas um ano do funcionamento deste serviço, assegurado através da Lei Estadual 8.254/2020. O documento oferecido pela Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (Secdef) facilita a identificação e garante o atendimento prioritário em diversos serviços públicos e também privados.

Das duas mil carteiras já confeccionadas e entregues em todo o estado, a Secdef emitiu 739 desses documentos em Maceió, e outros 428 em Arapiraca. Além das identificações emitidas, foram feitos três mil cadastros. A Ciptea é disponibilizada nas unidades do Já em Arapiraca, no Centro de Maceió e no bairro do Benedito Bentes. Para solicitar o documento, são necessários RG, CPF, comprovantes de residência e de tipo sanguíneo, fotografia no formato 3x4 e laudo médico que ateste a deficiência.

A secretária Arabella Mendonça (Secfef) ressalta que o documento já tem sido aceito em outros estados. “É uma carteira proveniente de legislação estadual, entretanto, temos relatos de famílias que afirmam que a Ciptea tem sido útil em outros estados, por ser disponibilizada com o cordão que tem símbolo do quebra-cabeça, que simboliza o autismo”, disse Arabella, ressaltando que o Decreto Estadual 90.408 de 31 de março estipula que a Secdef faça o cadastro e fornecimento da carteira para a população.