Alagoas

Governo entrega obras de pavimentação e barragens ao município de Pariconha, no Sertão

Nos 32 anos de emancipação política da cidade, população é a maior beneficiada com investimentos que garantem segurança viária e produção agrícola

Por Ascom 07/04/2024 15h03
Governo entrega obras de pavimentação e barragens ao município de Pariconha, no Sertão
Inauguração Pró-estrada em Pariconha - Foto: Assessoria / Pei Fon / Agência Alagoas

Ao celebrar neste domingo (7), 32 anos de emancipação política, o município de Pariconha, localizado no alto Sertão alagoano, foi contemplado com investimentos do Governo do Estado com obras do Pró-Estrada e quatro barragens que vão atender a população e a produção agrícola.

Na solenidade, os secretários de Estado de Transporte e Desenvolvimento Urbano (Setrand), Mosart Amaral, e Gustavo Torres, de Infraestrutura (Seinfra), representaram o governador Paulo Dantas, e destacaram que os investimentos em Pariconha são importantes para garantir mais qualidade de vida aos moradores.

Com sinalização horizontal e vertical, faixa de pedestre e quebra-molas, a obra de pavimentação asfáltica de 5 km de ruas do centro urbano da cidade, contou com investimentos da ordem de R$ 3 milhões e 150 mil, recursos do Tesouro Estadual.

“A infraestrutura viária é uma das prioridades do governo Paulo Dantas, que vem beneficiando todos os municípios alagoanos com diversos programas, garantindo mais qualidade de vida, segurança para os motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres, gerando mais desenvolvimento econômico e social. O Pró-Estrada tem entregado importantes serviços de recuperação e reestruturação da malha viária estadual e que já beneficia todo o estado de Alagoas. É uma satisfação imensa participar deste dia, e estamos presenciando uma cidade muito bonita com essa pavimentação, além de assegurar mais segurança nas estradas”, disse o secretário Mosart Amaral.

O secretário também acrescentou que há mais obras no município que irão beneficiar também a região sertaneja. "Nós temos outras obras em andamento aqui como o acesso ao povoado Campinhos, com o Alagoas de Ponta a Ponta. Tem um projeto, até a divisa também, que é outra grande obra, mas a maior obra mesmo para o sertanejo nesse momento é a duplicação que vai mudar totalmente os destinos dessa região. Nós estamos ansiosos que essa rodovia tenha sua conclusão, que acredito que vai acontecer até 2025".

O prefeito Pariconha, Tony de Campinhos, agradeceu pelas entregas do Governo do Estado e ressaltou que essas obras vão alavancar o desenvolvimento do município.

Barragens

Ainda em Pariconha, o Governo de Alagoas entregou quatro barragens que vão atender a população e a produção agrícola e dessedentação animal do sertão alagoano. As obras foram realizadas pela Secretaria de Estado de Infraestrutura. As barragens de Caraibeira, Capim, Campo do Urubu e Corredor tem a capacidade de armazenamento de 85 mil metros cúbicos e representam um investimento do Governo do Estado na ordem de R$ 7 milhões.

"É uma importante obra para a cidade, pois traz segurança hídrica. São mais de mil agricultores e pecuaristas que vão ser beneficiados, junto também com a bomba e toda a tubulação baseada durante a época de estiário do Canal do Sertão", pontuou o secretário de Infraestrutura, Gustavo Torres.


"É muito gratificante estar recebendo aqui a equipe do Governo de Alagoas. Realmente, quando se fala em infraestrutura, ela muda a realidade da cidade, melhora a qualidade de vida e Pariconha, quem via antes, o que está vendo hoje, realmente está uma cidade de cara nova. Nesses 32 anos, Pariconha recebeu de presente investimentos do Governo de Alagoas. Só quem ganha com essa iniciativa é a população”.

Além disso, o Governo também doou tubos de aço zincados e uma bomba centrífuga para levar água do Canal do Sertão para as barragens quando estiverem secas durante o período de seca.



A solenidade de emancipação política de Pariconha também contou com as presenças do deputado estadual, Inácio Loiola, prefeitos, ex-prefeitos, vereadores e lideranças políticas.