Sesau orienta sobre a importância da vacina contra o HPV para prevenir o câncer
munizante está disponível nos postos de vacinação municipais e previne contra as neoplasias de colo do útero, pênis e boca
Disponível nos postos de saúde dos 102 municípios alagoanos, a vacina contra o HPV é segura e previne contra o vírus que pode ocasionar os cânceres de útero, pênis e boca, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau).
O imunizante, que é seguro e eficaz, conforme estudos técnicos realizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), conta com um esquema vacinal de dose única, sendo voltado para meninos e meninas dos 9 aos 14 anos de idade.
A enfermeira do Programa Nacional de Imunização em Alagoas, Laudiceia Vieira, explicou que, anteriormente, o esquema vacinal compreendia duas doses, mas foi alterado pelo Ministério da Saúde. Ela salientou que os pais devem ficar atentos e devem vacinar seus filhos contra o HPV, assegurando que estejam protegidos contra doenças que podem levar à morte.
“A vacina contra o HPV imuniza contra quatro tipos do vírus e previne contra a segunda doença que mais mata mulheres no Brasil, que é o câncer do colo do útero. Já no caso dos meninos, ajuda no combate ao câncer de pênis e de boca, além de evitar a transmissão da doença para outras pessoas”, destacou.
Laudiceia Vieira informou que, de acordo com o novo esquema vacinal preconizado pelo Ministério da Saúde para vacina contra o HPV, as Secretarias Municipais de Saúde também devem fazer o resgate de adolescentes até 19 anos que não foram imunizados. Também devem ser preconizadas as pessoas portadoras de Papilomatose Respiratória Recorrente (PRR) como grupo prioritário da vacina HPV.
Cobertura Vacinal
Durante o ano de 2023, a cobertura vacinal contra o HPV foi de 26,12% para o sexo masculino e de 50,96% para o sexo feminino. “São números considerados baixos, levando em conta que a meta mínima preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80%. Por isso, estamos reforçando que todos os pais e responsáveis de crianças e adolescentes de 9 a 14 anos levem seus filhos para os postos de saúde de suas cidades e garantam o bem-estar e saúde de suas crianças e adolescentes”, reforçou Laudiceia Vieira.
Últimas notícias
Júlia Nunes assume defesa de mãe e filho após denúncias contra vereador em Craíbas
Vereador é detido suspeito de ameaçar e agredir prestador de serviço em Craíbas
Cibele Moura recebe homenagem por apoio ao esporte amador em Maceió
Mulher de 28 anos morre após ser atropelada por ônibus em Maceió
Mulher morre após ser atingida por caminhão enquanto andava de bicicleta
Incêndio em apartamento na Ponta Verde atinge cinco cômodos e deixa dois destruídos
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
