Saúde

Durante solenidade, Celso Pontes de Miranda reitera contribuição da Raça Quarto de Milha para a equoterapia

Celso destacou as ações de fomento realizadas pela Instituição para proporcionar esperança, qualidade de vida e apoio através do cavalo

Por 7Segundos com Assessoria 11/04/2024 07h07 - Atualizado em 11/04/2024 07h07
Durante solenidade, Celso Pontes de Miranda reitera contribuição da Raça Quarto de Milha para a equoterapia
Durante solenidade, Celso Pontes de Miranda reitera contribuição da Raça Quarto de Milha para a equoterapia - Foto: Cortesia

O dirigente representou a Associação Brasileira dos Criadores da Raça Quarto de Milha (ABQM) durante a solenidade de abertura do 8° Congresso Brasileiro de Equoterapia e Simpósio sobre o Transtorno do Espectro Autista que segue até a próxima sexta-feira (12) em Maceió/AL, promovido pela Ande-Brasil com apoio da ABQM.

O vice-presidente da ABQM, Celso Pontes de Miranda Filho, destacou as ações de fomento realizadas pela Instituição para proporcionar esperança, qualidade de vida e apoio através do cavalo.

Versátil e habilidoso, o cavalo quarto de milha esteve na vanguarda da promoção da equoterapia, desde 2013, por meio do projeto EquoABQM. Atualmente a ABQM apoia 38 centros de equoterapia em todo país, garantindo que a assistência e os benefícios terapêuticos da equoterapia estejam disponíveis em todo território nacional.

Celso Pontes de Miranda Filho. Foto: Cortesia


“Iniciamos esse projeto em 2013, um pouco tímidos, com 7 centros apoiados nos estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso. Que foram fundamentais para estruturação do maior projeto social do Quarto de Milha e a esses centros, quero deixar o meu muito obrigado.

Ainda nos primeiros anos, algumas ações para estreitar a relação entre ABQM e a Equoterapia eram realizadas, assim, desenvolvemos projetos de doações voluntárias e organizamos apresentações de Equoterapia em Avaré, cidade que foi palco de muitas provas oficiais do Quarto de Milha.

Ao longo desses anos, fomos estreitando a nossa relação com a Equoterapia e com a Ande-Brasil e temos aprendido muito sobre os benefícios do cavalo para Equoterapia”, afirmou Celso Pontes de Miranda durante discurso aos congressistas.

Além de reafirmar apoio aos Centros de Equoterapia, Celso Pontes de Miranda relembrou o pioneirismo da ABQM na idealização de projetos de socialização para crianças.

“Uma dessas iniciativas é o projeto Novo Tempo Ressocialização que, desde 2021, tem desempenhado papel na vida das crianças com dificuldade de aprendizagem, auxiliando neste processo e na inclusão social. E também o projeto piloto EQUOQUALI PM, iniciativa que contribui para melhorar a qualidade de vida dos agentes de segurança pública”, explicou.

Aos conferencistas de todo Brasil, Celso Pontes reafirmou o comprometimento da ABQM em continuar expandindo o seu projeto de equoterapia, sempre tendo como foco na melhoria da qualidade de vida dos praticantes e suas famílias.

“Agradeço aos amigos dos centros de Equoterapia aqui reunidos, em especial aos centros apoiados pela ABQM, pela dedicação a qual conduzem a Equoterapia em pista com nossos praticantes. Aos praticantes e suas famílias por permitirem que o cavalo transforme a vida de vocês. E aos cavalos, em especial o Quarto de Milha, o cavalo mais versátil do mundo, como é conhecido, nos mostra que sua característica mais marcante não se resume apenas às pistas e em provas de alto rendimento, mas também para transformar vidas e trazer qualidade de vida aos que mais precisam”, finalizou.