Comunidade

Brota na Grota contempla moradores do Benedito Bentes com diversos serviços da Prefeitura de Maceió

Edição desta sexta-feira contemplou moradores dos conjuntos Primeiro de Junho, Carminha, Geraldo Bulhões e outras regiões do bairro

Por Ascom 12/04/2024 18h06
Brota na Grota contempla moradores do Benedito Bentes com diversos serviços da Prefeitura de Maceió
Público aguardando atendimento no Brota na Grota no bairro Benedito Bentes. Foto: Ascom Segov - Foto: Ascom

Nesta sexta-feira (12), o Brota na Grota levou diversos atendimentos aos moradores dos conjuntos Primeiro de Junho, Carminha e Geraldo Bulhões, no bairro Benedito Bentes. Foram oferecidos serviços de saúde, do Procon Maceió, Equatorial, Assistência Social, Educação, cadastro de currículos, brincadeiras para as crianças e outras ações.

O evento desta sexta-feira trouxe novidades e contou com serviços da Sala do Empreendedor da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), além de atendimento ao público LGBT+, com assistência jurídica e psicológica.

Educação

A procura por alunos para o Ensino de Jovem, Adultos e Idosos (Ejai) foi constante nesta edição do Brota na Grota. Servidores da Secretaria Municipal de Educação (Semed) estiveram presentes à procura de quem tivesse interesse de continuar os estudos.

Segundo Marijôse Albuquerque Costa, técnica do Ejai da Semed, essa é uma oportunidade para quem ainda não concluiu os seus estudos, pois há uma oferta abrangente de vagas. “Esse trabalho é fundamental, pois temos depoimentos de ex-alunos que entraram no mercado de trabalho e elevaram a autoestima. Atualmente, contamos com a parceria com os cursos do Senai Alagoas, que vão oferecer mais oportunidades, com a possível inserção no mercado de trabalho. Estamos felizes com as inscrições que fizemos. O Brota na Grota só vem a favorecer a comunidade local”, ressaltou.

Dentre os cursos oferecidos em parceria com Senai Alagoas, estão: Alimentos e Bebidas; Automotiva; Construção Civil; Eletrônica; Gestão; Logística; Meio Ambiente; Polímeros; Refrigeração e Climatização; Ti-Hardware e Vestuário.

Com 40 anos, Patrícia Bezerra foi atendida pelos servidores da Semed durante a edição do Brota na Grota. Ela pretende dar continuidade aos estudos e encontrou na iniciativa, a chance de um recomeço. “Sem estudo ninguém é nada, acredito que concluindo vou ser mais valorizada. Essa atitude da Prefeitura de Maceió, em vir até as comunidades, é muito importante, porque a gente no dia a dia tem muita coisa, às vezes não podemos procurar, e devido à idade a pessoa acaba deixando para depois. Mas a prefeitura vindo até aqui é um incentivo para a gente procurar uma melhoria”, destacou.

Emprego

A Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Economia Solidária (Semtes) atendeu à população local com os serviços oferecidos pelo Sine Maceió, como cadastro de currículo, inscrições na Carteira Digital de Trabalho e no Seguro Desemprego. “Vim cadastrar currículo e procurar emprego, minha esposa está sendo atendida no clínico e meu cunhado está fazendo o Bolsa Família do filho dele. Esse projeto está sendo muito bom para a comunidade. Muita gente está sendo ajudada aqui”, pontuou o jovem Gabriel Souza, 21 anos, que estava com seu filho no colo esperando atendimento do Sine Maceió.

“Há uma demanda muito grande por empregos. Estamos com várias empresas parceiras e cada vez mais outras empresas nos procuram. Nosso atendimento aqui no Brota na Grota funciona avaliando os candidatos e os direcionando para as vagas que mais se encaixam no perfil de cada um”, ressaltou Elizabete Venâncio, recrutadora.

Para mais informações sobre os serviços do Sine Maceió, é possível entrar em contato através do número 0800 082 6205.

Participação feminina

As mulheres ganharam tratamento especial no Brota na Grota. Além dos serviços do Emprega Mulher, Auxílio Aluguel e Lei Maria da Penha, elas também receberam cuidados de beleza, com cortes de cabelo, escova e chapinha.

Quem aproveitou a ação foi Jucielly Santos, 33 anos, que foi se vacinar e, vendo a chance de incrementar o visual de graça, não deixou passar a oportunidade de cuidar dos cabelos. “A Prefeitura de Maceió está de parabéns. A comunidade é carente e precisa muito disso. Atenderam não somente o Primeiro de Junho, mas também os conjuntos Carminha, Frei Damião, Parque das Américas. É sempre bom que as comunidades carentes sejam lembradas pelo prefeito. Trazer melhorias é sempre bom”, disse.

Cuidando dos animais de estimação

Os pets também foram contemplados com castração, uma novidade que chegou recentemente no Brota na Grota. Além disso, os animais foram vacinados contra a raiva e tomaram remédio de vermifugação e seus tutores receberam orientação dos veterinários das secretarias de Saúde e Bem Estar Animal .

O serviço do Castramóvel contribui para a saúde dos animais que, anteriormente, foram avaliados como aptos para a castração. Inicialmente, foram feitas apenas a castração dos felinos. Os atendimentos, que ocorrem de forma itinerante e com base fixa no Bom Parto, agora chegam para somar com o Brota na Grota.

Edilene do Oliveira Santos, 29 anos, levou sua gatinha Mel, de 11 meses, para ser castrada. Ela conta que esse serviço é necessário para a população local, visto que nem todos têm condições de pagar pelo procedimento. “Me atenderam muito bem. É bom que tenha isso para as pessoas mais carentes, que precisam. Antes, não tinha esse tipo de atendimento, só agora na gestão do JHC que estou vendo”, revelou.

Larissa Rocha, veterinária da Secretaria de Bem-Estar Animal, comenta que a castração não se trata somente da procriação, mas também do controle de zoonoses. “A castração traz benefícios para a saúde e bem-estar da população também, pois evita as zoonoses de se espalharem. O Castramóvel chegou para contribuir com o serviço que já vinha sendo realizado pelos veterinários do Brota na Grota”, ressaltou.

Para tirar dúvidas sobre a castração, é possível entrar em contato com a Central de Atendimento da Secretaria Extraordinária do Bem Estar Animal, no horário das 8h às 14h, através de mensagens no WhatsApp: 82 98752-6505.