Maceió conquista 1º lugar na Mostra Alagoas Aqui Tem SUS 2024
Trabalho premiado destaca implantação da 1ª Unidade de Telessaúde da capital, que funciona com teleconsulta e atendimento presencial
Com o título “UBS Digital: A avaliação de um modelo de unidade de saúde com médicos e enfermeiros 100% online”, a capital alagoana obteve o 1º lugar na edição 2024 da Mostra Alagoas "Aqui Tem SUS”, realizada na última terça-feira (16) pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Alagoas (Cosems-AL).
O trabalho, desenvolvido por Roberta Borges (subsecretária de Atenção Primária de Maceió) e Mairon Rocha (diretor de Regulação, Controle e Avaliação de Maceió), concorreu na modalidade temática “Saúde Digital: Experiência que demonstra a utilização de sistemas de informação para o processo de organização da UBS e que aponta a utilização da tecnologia para a interação com os pacientes de maneira remota”.
A experiência foi resultado da implantação da 1ª Unidade de Telessaúde de Maceió, no Parque dos Caetés (Benedito Bentes). O local funciona com teleconsulta e atendimento presencial, beneficiando 12 mil maceioenses com a ampliação do acesso à saúde.
“O objetivo dessa experiência foi aumentar a cobertura da atenção básica, por meio da implementação de uma UBS em uma região remota, utilizando telemedicina e com atendimento de excelência. Para tanto precisava haver atendimentos resolutivos e boa avaliação da população, de forma que houvesse adesão da comunidade, aumentando assim a cobertura na atenção básica”, afirmou Roberta Borges.
“Feliz em ver um projeto nosso ser destaque nos trabalhos premiados no Aqui Tem SUS, grata por toda equipe que se dedicou a esse projeto. Sei que iremos muito longe ainda”, completa.
O trabalho foi apresentado por Beatriz Souza, supervisora técnica da Unidade de Telessaúde do Caetés. Satisfeita com a experiência, ela destacou a gratidão em fazer parte do projeto.
“Foi muito merecido o primeiro lugar nas experiências exitosas de Alagoas, agora nosso trabalho será exibido nacionalmente e pode ser referência para outras regiões do Brasil. Somos representantes de toda uma equipe que está lá na ponta fazendo um trabalho de qualidade para os usuários do Sistema Único de Saúde”, comentou.
Mais uma premiação
A Saúde de Maceió também obteve mais um trabalho premiado. Dessa vez, alcançou o 3º lugar no Projeto Imuniza SUS 2024 – Etapa Estadual, com a experiência desenvolvida pelo Consultório na Rua intitulada “Desafios e estratégias vivenciadas durante a vacinação Covid-19 junto à população em situação de rua de Maceió: uma experiência intra/intersetorial.
Últimas notícias
Homem incomoda vizinhança com som e aparelho é apreendido em Colônia Leopoldina
STF reúne Lula e cúpula do Congresso na abertura dos trabalhos de 2026
Caetano e Bethânia levam o Grammy de Melhor Álbum de Música Global
Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago nesta segunda
Cabo Bebeto garante isenção de IPVA para veículos com 15 anos ou mais em Alagoas
Deputado federal Delegado Fabio Costa projeta prioridades para o ano legislativo
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
