População de Maceió poderá participar da elaboração do orçamento de 2025
Maceioense poderá sugerir alterações no texto-base do projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2025, que será enviado à Câmara em maio
Até o dia 30 de abril, a população maceioense poderá participar do processo de elaboração do Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) para 2025 contribuindo com a priorização das ações que constarão na Lei Orçamentária Anual (LOA-2025). Este ano o cidadão poderá também contribuir com o texto base do PL que será enviado à Câmara Municipal de Maceió em 15 de maio.
O PLDO propõe as diretrizes para o orçamento municipal do ano que vem e irá definir as políticas públicas prioritárias que serão executadas pelo poder público, como investimentos, destinação de recursos e melhorias.
Para participar, basta acessar o site do Participa Maceió em participa.maceio.al.gov.br. O acesso a plataforma requer login, com o CPF e a senha. Caso o cidadão ainda não tenha cadastro no portal, ele pode criar uma conta na opção ‘Inscreva-se’.
Prioridades e sugestões: como participar?
Primeiramente, o cidadão deve conhecer as propostas de políticas públicas distribuídas por bairros e regiões administrativas que estão disponíveis na aba ‘Conheça’ no menu do Participa. Lá, ele poderá conferir as propostas para as saúde, educação, mobilidade, economia, meio ambiente e segurança.
Antes de priorizar essas ações, o cidadão deve localizar o bairro e a região administrativa onde ele mora. Ao todo, Maceió possui 8 regiões administrativas que contemplam 51 bairros (confira a relação ao final do texto). Feito isso, ele deve clicar no botão ‘Priorize’ e sugerir três ações para a sua região e justifique a importância dela.
Feito isso, ele deve seguir para a etapa de sugestão do projeto de Lei. Para contribuir com o “Texto Base PLDO 2025”, o cidadão deve acessar o Participa, clicar em ‘Texto Base PLDO 2025’, selecionar o capítulo e sugerir, na caixa de texto disponibilizada (o texto base disponibilizado é a LDO 2024), as sugestões a artigos, parágrafos e incisos que ele achar pertinentes no texto base do projeto que consta na íntegra na página do portal.
Finalizando o processo marque “Não sou um robô” e clique em Enviar. As sugestões propostas serão apuradas pela equipe orçamentária da Secretaria Municipal de Fazenda (SEFAZ), órgão responsável pelo planejamento e execução orçamentária. A SEFAZ recomenda que as alterações sejam descritas de forma detalhada e reforça a importância da participação de todos nesta etapa.
Esta é a primeira vez que a população irá participar da elaboração da LDO. A expectativa é de que, com a contribuição de cada maceioense, o projeto orçamentário para 2025 seja ainda mais inclusivo e consiga atender ainda mais as necessidades do município.
A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é a peça que define as metas e as prioridades do Município, bem como as regras para a elaboração, organização e execução do orçamento do ano seguinte, de forma compatível com o Plano Plurianual (PPA). O projeto será encaminhado à Câmara de Vereadores pela Prefeitura no dia 15 de maio.
Em caso de dúvidas, é possível entrar em contato com o setor Orçamentário da Fazenda Municipal pelo e-mail [email protected], apenas para questões ligadas ao PLDO.
Regiões administrativas
Região administrativa 1
Poço, Jaraguá, Ponta da Terra, Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e Mangabeiras
Região administrativa 2
Centro, Pontal da Barra, Trapiche da Barra, Prado, Ponta Grossa, Levada e Vergel do Lago
Região administrativa 3
Farol, Pintanguinha, Pinheiro, Gruta de Lourdes, Canaã, Santo Amaro, Jardim Petrópolis e Ouro Preto
Região administrativa 4
Bebedouro, C. de Bebedouro, C. de Jaqueira, Bom Parto, Petrópolis, Sta. Amélia, Fernão Velho, Rio novo e Mutange
Região administrativa 5
Jacintinho, Feitosa, Barro Duro, Serraria e São Jorge
Região administrativa 6
Benedito Bentes e Antares
Região administrativa 7
Santos Dumont, Clima Bom, Cidade Universitária, Santa Lúcia e Tabuleiro dos Martins
Região administrativa 8
Jacarecica, Garça Torta, Cruz das Almas, Riacho Doce, Pescaria e Ipioca.
Últimas notícias
Bolsonaro volta à prisão na PF após receber alta hospitalar
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
