Projeto Samu nas Escolas contempla mais uma unidade escolar em Maceió
Situada no bairro Ouro Preto, a Escola Municipal Luiza Suruagy conta com alunos de que vão do 1º ao 5º ano
A Escola Municipal Luiza Suruagy, localizada no bairro Ouro Preto, em Maceió, é a mais nova contemplada pelo Projeto Samu nas Escolas, promovido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A unidade escolar conta com alunos da faixa etária de 6 a 14 anos, que correspondem às séries que vão do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Durante as várias atividades apresentadas pelos acadêmicos de Medicina, Enfermagem e Serviço Social, o tema primeiros socorros foi abordado, com destaque para orientações sobre como socorrer vítimas de queda, engasgo, desmaio e queimaduras.
A equipe do Samu nas Escolas também conscientizou os alunos sobre os males causados pelos trotes, que podem impedir o socorro a usuários que realmente estejam necessitando de assistência, a exemplo de pessoas feridas em um acidente de trânsito.
Um dos alunos que participou da ação foi o pequeno Miguel de Souza, de 8 anos, que cursa o 3º ano do Ensino Fundamental. "O Samu é muito importante para a população e este evento em nossa escola foi muito importante, porque se algum colega levar uma queda ou desmaiar, eu agora sei como ajudar”, destacou.
Para a coordenadora geral do Samu Maceió, a enfermeira Beatriz Santana, o Projeto Samu nas Escolas tem uma ação fundamental na disseminação das informações que ajudam a salvar vidas. "Por meio dele, as crianças e adolescentes absorvem e multiplicam essas informações sobre os primeiros socorros", salientou.
Projeto
O Samu nas Escolas ocorre todas as sextas-feiras, nos dois horários, e, no final do evento, os alunos têm a oportunidade de conhecer o funcionamento de uma ambulância utilizada pelo Samu. Qualquer escola, seja pública ou privada, pode ser contemplada com a iniciativa, bastando apenas enviar um ofício para o Serviço Social do Samu, através do e-mail [email protected].
A agenda de apresentações do Projeto Samu nas Escolas para este semestre já foi preenchida, mas a escola interessada em recebê-lo pode agendar para o segundo semestre deste ano. No ofício é necessário informar a idade dos alunos, o nome completo da escola, especificando se é do Ensino Fundamental ou Médio.
Últimas notícias
Marcha pelo Clima reúne 70 mil e leva força amazônica às ruas de Belém
Colisão entre carro e moto deixa um homem ferido em Maragogi
“Marechal é o coração da República”, afirma Rafael Brito em solenidade da Proclamação da República
Justiça do Pará revoga pedido de prisão de Thiago ML, vereador de Arapiraca
Alckmin confirma que mudanças no tarifaço de Trump prejudicaram café brasileiro: “Manteve 40%”
Polícia Militar apreende 21 armas de fogo e 24 Kg de drogas em Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
