Brota na Grota leva vacinação contra a Influenza para o Tabuleiro
Moradores da comunidade Coca-Cola serão beneficiados na próxima sexta-feira (26) com vacinação contra a gripe
O Brota na Grota chega, nesta sexta-feira (26), à comunidade Coca-Cola, localizada no Tabuleiro do Martins, com serviços de vacinação contra a gripe. Todas as vacinas do calendário básico de vacinação serão disponibilizadas, com exceção da BCG.
A vacinação contra a Influenza tem como foco os públicos prioritários durante o período da campanha, que prosseguirá até o dia 31 de maio. Após esta data, continuará a ocorrer com as demais vacinas de rotina no Brota na Grota.
A iniciativa do programa é uma aliada da campanha Nacional de Imunização contra o vírus Influenza, desenvolvida em todo o Brasil pelo Ministério da Saúde. Em 2024, o imunizante é trivalente, ou seja, protege contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, sendo direcionada para as crianças de 6 meses a 6 anos, idosos, caminhoneiros, indígenas e outros grupos prioritários. A intenção é reduzir contágios, complicações, internações e mortalidade, decorrente da infecção.
“Estamos levando o serviço de vacinação ao usuário, facilitando o acesso e permitindo que permaneça com a caderneta de vacinação atualizada, protegendo, assim, tanto os indivíduos quanto a comunidade, com a atualização da caderneta de vacinação contra a Influenza para os grupos prioritários”, destacou a coordenadora técnica de imunização da Secretaria de Saúde de Maceió, Eunice Amorim.
Eunice explica que é importante que as pessoas que forem se vacinar, estejam com o cartão de vacinação em mãos. Quem tiver com algum sintoma como febre aguda, é recomendado aguardar que o quadro de saúde melhore antes de tomar a vacina, pois é preciso estar a, pelo menos, 72 horas sem febre.
Pessoas que foram diagnosticadas com Covid-19 devem aguardar quatro semanas após o início dos sintomas para realizar a vacinação. Há contraindicação para quem apresenta alergia a algum componente da vacina ou quem apresentou anafilaxia (alergia grave) em dose anterior.
Quem pode se vacinar:
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade;
Gestantes;
Mulheres em estado puerperal até 45 dias após o parto;
Idosos (acima de 60 anos de idade);
Todos os trabalhadores da saúde dos serviços públicos e privados;
Professores do ensino básico e superior;
Indígenas;
Pessoas em situação de rua;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Militares das Forças Armadas;
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade (confira a lista de comorbidades)
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;
Trabalhadores portuários;
Reeducandos e funcionários do sistema carcerário, adolescentes e jovens, de 12 a 21 anos de idade, sob medidas socioeducativas.
Saiba quais documentos são necessários para se vacinar clicando aqui.
Pessoas em situação de rua, cuidadores familiares e indígenas poderão ser vacinados mediante apresentação de um documento de autodeclaração.
Para conseguir a autodeclaração correspondente, clique nos links abaixo:
Pessoa em situação de rua;
Cuidador familiar;
Povos indígenas.
Os responsáveis por idosos acamados devem entrar em contato através do telefone (82) 3312-5589, de modo a efetuar o cadastro, para que a equipe realize a vacinação na residência. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Também é possível entrar em contato através do e-mail: [email protected]
Brota na Grota
O Brota na Grota, o maior programa de inclusão social do Brasil, foi idealizado pelo prefeito JHC, sendo organizado pela Secretaria Municipal de Governo e Subprefeituras (Segov). Tem como objetivo aproximar a Prefeitura de Maceió dos moradores que mais precisam da atenção e dos cuidados da gestão municipal.
Últimas notícias
Carreta avança sinal vermelho e provoca acidente na Avenida Fernandes Lima
Vídeo dos bastidores da Mega-Sena da Virada gera dúvidas nas redes sociais
BRT, ônibus modernos e tecnologia: Maceió entra na era da mobilidade inteligente
Jovem fica ferido após ser atingido por brinquedo de parque de diversões em Garanhuns
Polícia Civil investiga triplo homicídio ocorrido na orla do município do Pilar
Pedreiro morre após cair de prédio em construção em Viçosa
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
