TJAL resgata 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela
Documentos datados de 1826 a 1959 serão restaurados e enviados para o Centro de Cultura e Memória e disponibilizados no Arquivo do Judiciário
As comissões permanentes de Avaliação Documental (CPAD) e de Gestão da Memória (CGM), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), resgataram, nesta segunda (23) e terça (24), 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela.
Os documentos são datados de 1826 a 1959 e, após o trabalho de restauração por meio do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor), serão disponibilizados no Centro de Cultura e Memória (CCM) e no Arquivo Central do Poder Judiciário.
A força-tarefa foi realizada pelo magistrado e historiador Claudemiro Avelino, acompanhado da diretora do CCM, Irina Costa, e pelas integrantes do Lacor Mariana Marques (diretora), Hilda Monte, Mattheus Dué e Ana Letícia Póvoas.
Segundo Irina Costa, a ação faz parte da política de gestão documental e de memória do TJAL. “É nossa obrigação resgatar esses processos históricos nas comarcas e devolvê-los ao acervo principal, que é o do Arquivo Judiciário”, comentou.
Ainda de acordo com Irina Costa, os documentos passarão por restauro cuidadoso, que demanda tempo e equipe capacitada.
“A gente precisa dos equipamentos apropriados, mas já tiramos de lá os mais importantes e trouxemos para a capital. Não conseguimos trazer tudo, mas, aos poucos, vamos buscar o restante”, esclareceu a diretora.
Preservação da Memória
O Judiciário tem desenvolvido ações de higienização e pequenos reparos nos processos históricos, conferência e catalogação dos processos.
Os trabalhos visam a limpeza dos documentos centenários e, primordialmente, a reconstituição de sua materialidade, uma vez que a maioria se encontra em estado avançado de degradação. Em seguida, os documentos são disponibilizados para consultas de pesquisadores e interessados.
Últimas notícias
Ponte promete mais segurança para moradores e produtores rurais de São Sebastião
Governo de Alagoas publica edital de concurso da Saúde com mais de 3,5 mil vagas
Corpo com marcas de violência achado em Colônia Leopoldina é de morador de Novo Lino
Homem furta televisão, volta para novo crime, é visto e acaba preso em Arapiraca
Duas batidas contra postes provocam trânsito e queda de energia na parte alta de Maceió
Mulher enforcada e morta em Arapiraca é identificada; polícia investiga ex-marido
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Corpo é encontrado em estado de decomposição em Teotônio Vilela
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
