TJAL resgata 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela
Documentos datados de 1826 a 1959 serão restaurados e enviados para o Centro de Cultura e Memória e disponibilizados no Arquivo do Judiciário
As comissões permanentes de Avaliação Documental (CPAD) e de Gestão da Memória (CGM), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), resgataram, nesta segunda (23) e terça (24), 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela.
Os documentos são datados de 1826 a 1959 e, após o trabalho de restauração por meio do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor), serão disponibilizados no Centro de Cultura e Memória (CCM) e no Arquivo Central do Poder Judiciário.
A força-tarefa foi realizada pelo magistrado e historiador Claudemiro Avelino, acompanhado da diretora do CCM, Irina Costa, e pelas integrantes do Lacor Mariana Marques (diretora), Hilda Monte, Mattheus Dué e Ana Letícia Póvoas.
Segundo Irina Costa, a ação faz parte da política de gestão documental e de memória do TJAL. “É nossa obrigação resgatar esses processos históricos nas comarcas e devolvê-los ao acervo principal, que é o do Arquivo Judiciário”, comentou.
Ainda de acordo com Irina Costa, os documentos passarão por restauro cuidadoso, que demanda tempo e equipe capacitada.
“A gente precisa dos equipamentos apropriados, mas já tiramos de lá os mais importantes e trouxemos para a capital. Não conseguimos trazer tudo, mas, aos poucos, vamos buscar o restante”, esclareceu a diretora.
Preservação da Memória
O Judiciário tem desenvolvido ações de higienização e pequenos reparos nos processos históricos, conferência e catalogação dos processos.
Os trabalhos visam a limpeza dos documentos centenários e, primordialmente, a reconstituição de sua materialidade, uma vez que a maioria se encontra em estado avançado de degradação. Em seguida, os documentos são disponibilizados para consultas de pesquisadores e interessados.
Últimas notícias
Gabinete Itinerante da deputada Gabi Gonçalves leva serviços gratuitos a Maribondo
Rafael Brito defende revisão urgente do cálculo do piso nacional dos professores
Presidente do Grupo Corona é encontrado morto após sequestro no interior do México
Trump diz que mulher morta por agente do ICE “causava desordem”
IMA orienta sobre suspensão temporária de serviços do Cadastro Ambiental Rural
Mãe e filho mortos por choque elétrico em pousada de Maragogi são sepultados em SP
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
