TJAL resgata 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela
Documentos datados de 1826 a 1959 serão restaurados e enviados para o Centro de Cultura e Memória e disponibilizados no Arquivo do Judiciário
As comissões permanentes de Avaliação Documental (CPAD) e de Gestão da Memória (CGM), do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJAL), resgataram, nesta segunda (23) e terça (24), 45 caixas de processos históricos da Comarca de Capela.
Os documentos são datados de 1826 a 1959 e, após o trabalho de restauração por meio do Laboratório de Conservação e Restauro (Lacor), serão disponibilizados no Centro de Cultura e Memória (CCM) e no Arquivo Central do Poder Judiciário.
A força-tarefa foi realizada pelo magistrado e historiador Claudemiro Avelino, acompanhado da diretora do CCM, Irina Costa, e pelas integrantes do Lacor Mariana Marques (diretora), Hilda Monte, Mattheus Dué e Ana Letícia Póvoas.
Segundo Irina Costa, a ação faz parte da política de gestão documental e de memória do TJAL. “É nossa obrigação resgatar esses processos históricos nas comarcas e devolvê-los ao acervo principal, que é o do Arquivo Judiciário”, comentou.
Ainda de acordo com Irina Costa, os documentos passarão por restauro cuidadoso, que demanda tempo e equipe capacitada.
“A gente precisa dos equipamentos apropriados, mas já tiramos de lá os mais importantes e trouxemos para a capital. Não conseguimos trazer tudo, mas, aos poucos, vamos buscar o restante”, esclareceu a diretora.
Preservação da Memória
O Judiciário tem desenvolvido ações de higienização e pequenos reparos nos processos históricos, conferência e catalogação dos processos.
Os trabalhos visam a limpeza dos documentos centenários e, primordialmente, a reconstituição de sua materialidade, uma vez que a maioria se encontra em estado avançado de degradação. Em seguida, os documentos são disponibilizados para consultas de pesquisadores e interessados.
Últimas notícias
Motociclista morre e mulher fica gravemente ferida após colisão na AL-450
Homem é preso com 15 kg de maconha dentro de loja de celulares em Maceió
CNH vencida entre junho e setembro tem validade extra até dezembro
Jovem é amarrado e executado com dezenas de tiros na cabeça em Porto Calvo
Foragido da Justiça é preso durante abordagem policial no Vergel do Lago
Motorista perde o controle da direção e capota veículo na AL-110 em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas
Jovem de 24 anos é baleado na mão e suspeitos fogem em São Sebastião
Ajustes no texto adiam votação da MP que acaba com a chamada taxa das blusinhas
Prefeitura inscreve para a segunda Consulta Pública do Plano de Mobilidade Urbana
Santa Luzia do Norte registra primeira morte por Coronavírus
