Retornos na Durval de Góes Monteiro vão mudar de local neste sábado (27)
Dois retornos serão suprimidos e manobra será feita pelas vias secundárias
Começa no próximo sábado (27), mais uma etapa para proporcionar melhorias no fluxo de veículos e da mobilidade urbana na Avenida Durval de Góes Monteiro. A via passa por obras de ampliação e terá neste final de semana alterações em pontos de retorno localizados no Jardim Petrópolis.
A medida consiste na supressão dos retornos da via, nas proximidades da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), mais precisamente em frente à Nutribem (sentido Aeroporto) e em frente à Maqfit (sentido Centro). Dentro das mudanças também está o início do funcionamento dos dois novos retornos vinculados às novas vias marginais.
Com a extinção dos acessos, os movimentos serão realizados a partir da via secundária, que recebeu toda a estrutura para a manobra.
Para o diretor-presidente do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió, André Costa, a medida deve otimizar o tráfego de veículos na região, tornando-o mais seguro para os condutores. “São mudanças que buscam melhorar o tráfego na Durval de Góes Monteiro, um dos principais corredores da cidade, e tê-la em suas melhores condições otimiza o trânsito em diversos bairros e torna-o mais seguro para motoristas e pedestres”, pontuou.
Como fica?
- Quem segue sentido Centro, acessa a via secundária após a Continental, segue até o semáforo em frente à Tecampo Saúde Animal e faz a manobra para pegar a via sentido aeroporto.
- Quem segue sentido Aeroporto de Maceió, acessa a via secundária após a Havan, segue até o semáforo em frente a Agroshop e faz a manobra para pegar a via sentido Centro.
O início da operação será às 5h do sábado, com o desligamento dos semáforos dos retornos próximos à Funasa.
Benefícios
“Os retornos utilizando alças e vias secundárias oferecem vários benefícios, como a redução do congestionamento e a melhoria na segurança para os condutores. Uma vez que as alças de retorno permitem que os motoristas façam curvas em ‘U’ ou retornem na direção oposta de forma segura e suave, evitando interseções adicionais ou manobras complexas”, ressaltou o diretor executivo de Engenharia de Tráfego e Mobilidade do DMTT, Luciano Martins.
Outro ponto positivo é que as vias marginais facilitam o acesso a propriedades em ambos os lados da via arterial, podendo reduzir o tempo de viagem, especialmente para veículos que precisam mudar de direção e também auxiliam no controle de tráfego, contribuindo para um fluxo mais eficiente. “Isso proporciona um fluxo de tráfego contínuo e reduz o risco de colisões”, finalizou o diretor.
As medidas vão trazer benefícios para o fluxo do trânsito e são complementares a outras já implantadas e em implantação para preparar o principal corredor de transportes para o recebimento do BRT.
Educação e informação
Já nesta quarta-feira (24), dois painéis de LED serão colocados nos retornos já existentes, informando o término de funcionamento dos mesmos no próximo sábado. Os equipamentos terão a mensagem: ATENÇÃO, RETORNO DESATIVADO NO SÁBADO.
Nos dias 25 e 26 de abril, a equipe de Educação no Trânsito do DMTT atuará na região, com abordagem a condutores para orientá-los sobre as mudanças nas vias.
Para além desse período, agentes de trânsito também serão deslocados para atuarem no ordenamento e orientação dos motoristas.
Últimas notícias
Obra social católica recebe consultório odontológico financiado por emendas de Leonardo Dias
Moradores fecham via no bairro do Bom Parto em protesto contra falta d'água
Jovem de 18 anos morre após ser atingido por caçamba durante coleta de lixo em Piranhas
Consumidor terá redução no preço da energia elétrica em dezembro
Funcionárias são assassinadas a tiros dentro do Cefet Maracanã, no Rio
Fies 2025: Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Motociclista perde controle e cai na AL 220, em Limoeiro de Anadia
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
