Professora com deficiência visual realiza sonho de trabalhar em Educação Infantil, em Maceió
A pedagoga foi aprovada para trabalhar na unidade Gigantinhos
Emocionada e relembrando o passado, a professora formada em Pedagogia, Ana Claudia Macedo, de 48 anos, descreveu como foi difícil conseguir um trabalho em sua cidade natal, Belém do Pará, devido a uma deficiência física.
“Tenho baixa visão (deficiência visual que não é corrigida com óculos convencionais) e sofri várias recusas nas entrevistas de emprego. Eu não estava trabalhando, só participava de voluntariados educacionais, porque eu não conseguia ser aceita nas entrevistas", relatou.
A professora foi aprovada para trabalhar na unidade Gigantinhos CMEI-RP Profª Claudia Maria da Silva Brasil, no Poço, programa da educação infantil desenvolvido pela Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).
Ana Claudia sempre quis trabalhar como professora da Educação Infantil. Ele veio para a capital alagoana com seus cinco filhos, depois que o esposo e servidor público foi transferido para a cidade há três anos. Ela descreveu a sensação que teve ao saber que foi aprovada no programa Gigantinhos.
"Na minha entrevista do Gigantinhos eu comentei que eu tenho um amor tão grande por essa primeira infância, porque ela é a base que vai construir adultos melhores. E eu queria tanto trabalhar nisso. Estou muito feliz, ansiosa, não vejo a hora de começar”, disse.
Pertencimento
A nova contratada para do programa Gigantinhos já se sente pertencente à capital alagoana. Ela relatou que chegou a Maceió no mesmo período que o prefeito JHC foi eleito e que sempre tinha o sonho de fazer parte dessa gestão municipal, como também da Educação de Maceió.
"Eu sentia esse desejo enorme, porque eu via a dedicação de todo mundo dessa gestão e fui visualizando a mudança que foi ocorrendo nesses anos na Educação. E eu sempre tive o desejo e o sentimento de que um dia eu faria parte disso. Oportunidades que eu não tive na minha terra, estou tendo aqui na Semed e isso não tem preço", afirmou Ana Claudia.
Ela também disse que se sente grata pela Prefeitura de Maceió acreditar e confiar em seu trabalho e, apesar da deficiência, sua dedicação à educação não tem preço.
"Aqui estou tendo esse privilégio. Foi uma cidade que ao chegar eu fiquei maravilhada. A oportunidade de trabalhar com a educação das crianças é algo que me emociona, é tudo na minha vida, e estou muito feliz por isso. Grata demais por fazer parte e participar disso tudo, principalmente por dar minha contribuição como professora na vida delas", concluiu.
Gigantinhos
Maior programa para a educação da primeira infância de Alagoas, o Gigantinhos vem proporcionando dignidade e oportunidade de desenvolvimento infantil para as crianças e famílias de diversas comunidades de Maceió, com um investimento de mais de R$ 165 milhões da Prefeitura de Maceió.
Neste mês de abril, estão sendo oferecidas 4.300 novas vagas na Educação Infantil em seis novas unidades. Até o final de 2024, o número de novas vagas chegará a 10 mil, todas também em creches em tempo integral.