Centro de Maceió ganha iluminação em LED
Prefeitura de Maceió vai realizar a requalificação dos equipamentos em todo o bairro, a partir desta terça-feira (7)
Histórico, imponente e tão importante para a dinâmica social e econômica de Maceió, o bairro Centro receberá mais uma ação de modernização em sua infraestrutura, por parte da Prefeitura de Maceió.
A Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina) vai instalar 474 luminárias em LED na região, sendo 49 novos pontos de iluminação e o restante em substituição às lâmpadas convencionais já existentes. A iniciativa vai trazer mais segurança para a população e economia aos cofres públicos, uma vez que os LEDs são mais eficientes e duráveis.
Mais de 40 localidades, entre travessas, ruas, avenidas e praças serão contempladas com o projeto que vai deixar o Centro com 100% da iluminação pública requalificada. Entre elas, estão presentes por exemplo, locais de bastante conhecidos e de grande fluxo de pessoas, como a Avenida Dr. Francisco Menezes, Rua do Livramento, Rua do Comércio, Praça do Pirulito, Praça Deodoro, Beco São José e a Ladeira Coronel Clodoaldo da Fonseca, mais conhecida como Ladeira do Brito.
“Nós já tínhamos a parte interna do Calçadão do Comércio com iluminação em LED, agora faremos todo o entorno, o bairro completo, desde a Praça Sinimbu, até o Mercado da Produção. É um projeto extenso, mas que trará benefícios imediatos à cidade, uma vez que há uma maior segurança para o deslocamento das pessoas e também para os comerciantes que poderão estender o horário de seus negócios, uma vez que há esse incentivo pela iluminação”, explica Gutenberg de Melo, diretor presidente interino da Ilumina.
A Ilumina vai iniciar as obras de requalificação luminosa do Centro de Maceió, a partir desta terça-feira (7), com previsão de término para o fim da próxima semana.
Em setembro de 2023, a Ilumina realizou o remanejamento dos postes das ruas do calçadão do comércio, atendendo a pedido do Corpo de Bombeiros para facilitar a passagem de viaturas. À época, a pasta realizou a instalação de 90 luminárias de LED de 150W como forma de garantir a eficiência luminosa nos locais atendidos.