Justiça garantirá registros civis a reeducandos e a povos indígenas
Campanha Registre-se!, do CNJ, também vai beneficiar a população do Benedito Bentes, em Maceió; ações serão realizadas de 13 a 17 de maio
Pessoas em situação de vulnerabilidade social, povos indígenas e aqueles privados de liberdade em Alagoas terão a oportunidade de emitir documentação básica, durante a Semana Nacional de Registro Civil: Registre-se!, que vai ocorrer de 13 a 17 de maio. As ações serão realizadas em Maceió, no bairro Benedito Bentes e no Complexo Penitenciário, e também em Palmeira dos Índios.
Com o slogan “Sua história tem nome e sobrenome”, o intuito é assegurar e facilitar a emissão de documentação básica, como certidão de nascimento, CPF, identidade, além de outros serviços como inclusão e atualização do CadÚnico e vacinação.
Em Maceió
No Benedito Bentes, as ações serão realizadas na Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, nos dias 13 e 14 de maio. O colégio fica na Avenida Norma Pimentel da Costa, em frente ao terminal de ônibus.
No Complexo Penitenciário, após triagem e identificação dos privados de liberdade que necessitam de documentos, a Corregedoria Geral da Justiça (CGJAL) e a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen/AL) entregarão os documentos na manhã do dia 15 de maio. Até o momento, mais de 200 certidões já foram providenciadas.
Palmeira dos Índios
Com o intuito de ampliar o alcance às populações indígenas, a campanha “Registre-se!” deste ano vai ofertar documentos gratuitos em Palmeira dos Índios. De acordo com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI), residem no município aproximadamente 4.500 indígenas Xucuru Kariri.
Desse total, 3.500 são moradores das 11 comunidades indígenas localizadas na zona rural, enquanto que 1.000 residem na área urbana. A campanha será promovida nos dias 16 e 17 de maio, na Escola Municipal Professora Marinete Neves, localizada na Rua Luiz Amorim, na Vila Maria.
Números nacionais em 2023
De acordo com dados apresentados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), durante o 93º Encontro Nacional de Corregedores-Gerais da Justiça do Brasil (Encoge), realizado no Tocantins, a campanha “Registre-se!” de 2023 garantiu 14.837 certidões em todo o Brasil.
Somente na Região Nordeste, 6.288 registros civis foram ofertados à população, seguida das regiões Norte (2.979), Sudeste (2.577), Sul (1.711) e Centro-Oeste (1.282). Contando com outros serviços, como emissão de RG e CPF, inclusão e atualização no CadÚnico e protocolos do INSS e Receita Federal, foram cumpridos 99.855 atendimentos em todo o país.
Semana Nacional de Registro Civil: Registre-se!
Benedito Bentes
Data: 13 e 14 de maio
Local: Escola Municipal Paulo Henrique Costa Bandeira, na Avenida Norma Pimentel da Costa, n° 11, em Maceió.
Complexo Penitenciário
Data: 15 de maio
Local: Cidade Universitária, s/n, em Maceió.
Palmeira dos Índios
Data: 16 e 17 de maio
Local: Escola Municipal Professora Marinete Neves, na Rua Luiz Amorim, s/n, na Vila Maria.
Niel Rodrigues - Ascom CGJAL
[email protected]
Últimas notícias
Leonardo Dias é homenageado pelo CATO e reafirma parceria para fortalecer o tiro esportivo
Anac aprova venda do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro/Galeão
Policial Militar suspeito de matar enfermeira se entrega às autoridades em Penedo
Lula diz que fim de sanção a Alexandre de Moraes é bom para o Brasil
PM recupera motos roubadas e apreende arma de fogo em Arapiraca e Piranhas
PM-AL flagra tráfico de drogas e porte ilegal de arma em ações no Sertão e Agreste
Vídeos e noticias mais lidas
“Mungunzá do Pinto” abre os eventos do terceiro fim de semana de prévias do Bloco Pinto da Madrugada
Família de Nádia Tamyres contesta versão da médica e diz que crime foi premeditado
Prefeito de Major Izidoro é acusado de entrar em fazenda e matar gado de primo do governador
Promotorias querem revogação da nomeação de cunhada do prefeito de União
