Justiça

[Vídeo] CPI da Braskem: moradores e lideranças comunitárias cobram realocação

Pedido foi feito durante vinda da comitiva da CPI da Braskem à Maceió

Por 7Segundos 08/05/2024 16h04 - Atualizado em 08/05/2024 22h10
[Vídeo] CPI da Braskem: moradores e lideranças comunitárias cobram realocação
Manifestação nos Flexais - Foto: Rede Antena7

Moradores e lideranças comunitárias dos Flexais cobram realocação em áreas atingidas pela mineradora Braskem. Nesta quarta-feira (8), eles se reuniram com faixas e cartazes com o intuito de chamar a atenção da comitiva da CPI da Braskem, que desembarcou na capital alagoana para fazer inspeção nos bairros atingidos pelo desastre.

A comitiva inclui o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), o relator Rogério Carvalho (PT-SE), o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Dr. Hiran (PP-RR). A visita foi planejada com base em investigações e contribuições da população. Os senadores planejam recomendar realocação com compensação financeira para os moradores afetados.

A Rede Antena7 esteve no local e conversou com o pastor Welligton Santos, liderança da comunidade, que disse que mais de 90% da população quer sair do local.

"Nessa região, dos Flexais, 94% da população quer sair e 4% que quer ficar. Veja que coisa simples de resolver. Estamos a cerca de 100 metros da lagoa. No episódio da Mina 18, os poder público disse que ia realocar todo mundo. Passou o estardalhaço e agora querem revitalizar", disse.

Para o presidente da Associação dos Comerciantes Vítimas da Braskem, Alexandre Sampaio, a vinda dos senadores traz uma perspectiva de que a situação seja resolvidas. 

"A gente tem esperança que o senador Rogério Carvalho, Omar Aziz e outros senadores da CPI, honrem o seu mandato e consigam fazer três coisas: contribuir com documentos e a força política do Senado para criminalização da Braskem e dos cúmplices do maior crime ambiental do mundo, da reparação integral das vítimas e revisão na legislação ambiental", disse.