[Vídeo] CPI da Braskem: moradores e lideranças comunitárias cobram realocação
Pedido foi feito durante vinda da comitiva da CPI da Braskem à Maceió
Moradores e lideranças comunitárias dos Flexais cobram realocação em áreas atingidas pela mineradora Braskem. Nesta quarta-feira (8), eles se reuniram com faixas e cartazes com o intuito de chamar a atenção da comitiva da CPI da Braskem, que desembarcou na capital alagoana para fazer inspeção nos bairros atingidos pelo desastre.
A comitiva inclui o presidente da comissão, Omar Aziz (PSD-AM), o relator Rogério Carvalho (PT-SE), o senador Rodrigo Cunha (Podemos-AL) e Dr. Hiran (PP-RR). A visita foi planejada com base em investigações e contribuições da população. Os senadores planejam recomendar realocação com compensação financeira para os moradores afetados.
A Rede Antena7 esteve no local e conversou com o pastor Welligton Santos, liderança da comunidade, que disse que mais de 90% da população quer sair do local.
"Nessa região, dos Flexais, 94% da população quer sair e 4% que quer ficar. Veja que coisa simples de resolver. Estamos a cerca de 100 metros da lagoa. No episódio da Mina 18, os poder público disse que ia realocar todo mundo. Passou o estardalhaço e agora querem revitalizar", disse.
Para o presidente da Associação dos Comerciantes Vítimas da Braskem, Alexandre Sampaio, a vinda dos senadores traz uma perspectiva de que a situação seja resolvidas.
"A gente tem esperança que o senador Rogério Carvalho, Omar Aziz e outros senadores da CPI, honrem o seu mandato e consigam fazer três coisas: contribuir com documentos e a força política do Senado para criminalização da Braskem e dos cúmplices do maior crime ambiental do mundo, da reparação integral das vítimas e revisão na legislação ambiental", disse.
Últimas notícias
Pesquisa Quaest aponta desgaste de Lula e cenário indefinido para 2026
Caio Bebeto alerta para risco de desabamento e insegurança em imóvel abandonado em Ipioca
Pela quarta vez, Deputado Fabio Costa assume vaga titular na Comissão de Segurança da Câmara
Novo tomógrafo do Hospital de Emergência do Agreste agiliza diagnóstico de traumas e AVC
Atalaia transforma a Busca Ativa Escolar em protocolo de proteção e cuidado com crianças e adolescentes
PF apreende 152 frascos de tizerpartida proibida pela Anvisa e prende suspeito por contrabando
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Prefeito Luciano garante pavimentação de mais dois bairros de Arapiraca
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
