Justiça

CPI da Braskem: relatório final será entregue na próxima quarta-feira (15)

Informação foi dada durante coletiva no Ministério Público Federal (MPF/AL)

Por 7Segundos 08/05/2024 18h06 - Atualizado em 08/05/2024 23h11
CPI da Braskem: relatório final será entregue na próxima quarta-feira (15)
Reunião no Ministério Público Federal (MPF) - Foto: Felipe Ferreira/7Segundos

O relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Braskem, Rogério Carvalho (PT-SE), informou durante coletiva na sede do Ministério Público Federal de Alagoas (MPF/AL), na tarde desta quarta-feira (8), que o relatório final que apura responsabilidades dos danos causados pela extração de sal-gema, em Maceió, será entregue na próxima quarta-feira (15), e que documento deve ir a votação no dia 22. 

Durante visita as áreas afetadas, o presidente da CPI, senador Omar Aziz demonstrou solidariedade às famílias afetadas e disse que será preciso rever os processos de reparação firmados com as famílias. 

"Primeiro a nossa solidariedade às pessoas que tiveram de sair do seu habitat. Tivemos muitos depoimentos que nos entristeceram bastante. Uma situação dessas pessoas que saíram é de indenizações por danos morais, temos que rever essas questões. A segunda questão é que a propriedade dessas terras, que é do município de Maceió", disse Aziz.

Já o relator CPI,  afirmou que o relatório final do colegiado vai recomendar a retirada dos moradores dos Flexais, que vivem em situação de isolamento após a demolição dos imóveis e evacuação dos habitantes de bairros vizinhos. 

O relatório considera as famílias dos Flexais vítimas diretas da tragédia provocada pela mineração irregular da Braskem, que destruiu cinco bairros em Maceió e desequilibrou a vida de mais de 60 mil pessoas na região, entre habitantes e empresários.