Trânsito

JHC entrega centro de controle de trânsito e homenageia agentes do DMTT

Prefeito também foi homenageado por seu compromisso com a mobilidade urbana

Por 7Segundos com Assessoria 09/05/2024 14h02
JHC entrega centro de controle de trânsito e homenageia agentes do DMTT
JHC entrega centro de controle de trânsito e homenageia agentes do DMTT - Foto: Itawi Albuquerque

O prefeito de Maceió, JHC, entregou, na manhã desta quinta-feira (09), o Centro de Controle Operacional (CCO) do Departamento Municipal de Transporte e Trânsito (DMTT). Além disso, foram prestadas homenagens a 26 agentes e fiscais de trânsito em reconhecimento ao trabalho desempenhado.

“Maceió está crescendo muito, com novas vias como a Avenida Marília Mendonça e a Rota do Mar e a implantação de vias marginais para as avenidas Fernandes Lima e Durval de Góes Monteiro, e temos a necessidade de adotar novas estratégias para gerir o tráfego, com mais inteligência e tecnologia. E também precisamos cada vez mais valorizar e reconhecer o trabalho daqueles que atuam para gerir o trânsito da nossa cidade”, afirmou JHC.

Com investimento de R$1,2 milhão, o Centro de Controle Operacional (CCO) é o local onde se concentra toda a gestão do parque semafórico de Maceió, principalmente no âmbito dos semáforos inteligentes ou com conectividade 4G. A partir do CCO é possível a detecção remota de prováveis falhas nos semáforos ou em outros equipamentos do sistema, além da comunicação direta com os condutores com o uso dos painéis de LED fixos e móveis espalhados pela capital.

“Um terço dos semáforos de Maceió já são operados por inteligência artificial e metade deles já funciona por controle remoto com 4G. Antigamente, os agentes tinham que sair daqui e fazer essa substituição do tempo de forma analógica, mas agora com essa tecnologia melhoramos a capacidade do nosso trânsito em fluir melhor”, destacou JHC.

Em muitos casos é possível realizar operações de controle remoto dos equipamentos semafóricos, como reinicializações, ajustes de configuração e correções temporárias de falhas. A partir do Centro, os técnicos também podem fazer o registro histórico de todas as manutenções e implantações no parque semafórico, de modo a otimizar as manutenções preventivas dos equipamentos.

O prefeito JHC também destacou outras iniciativas para melhorar a mobilidade urbana da capital. “Também fizemos outras apostas, como a melhoria do transporte público com os ônibus geladões, o passe livre para estudantes e o Domingo é Livre para usuários do Vamu Cidadão”, disse.

Para o diretor-presidente do DMTT, André Costa, a inauguração do Centro de Controle é um grande passo para gerir melhor o trânsito e também tomar decisões mais assertivas. “Temos agora uma forma de acompanhar tudo em tempo real e de ter dados analíticos em tempo real para tomarmos decisões melhores. Não tenho dúvida alguma que cada vez mais Maceió vai ser referência não só em Alagoas, mas no Brasil”, afirmou.

Homenagem e reconhecimento

O prefeito JHC entregou Certificado de Honra ao Mérito a 23 agentes de trânsito, dois fiscais de transporte e um in memoriam, como forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pelos servidores. Dentre as ações destacam-se a liberação do trânsito para o atendimento a pessoas com problemas de saúde ou necessidade de chegar rapidamente a um hospital e gestantes em trabalho de parto. Já os fiscais, foram reconhecidos por atuarem para a manutenção de um serviço de qualidade do transporte coletivo de Maceió.

“A gente vive uma rotina muito agitada e muitas vezes o primeiro a estar presente nas ruas são os profissionais do DMTT. É uma função de muita responsabilidade, por estarem todos os dias conduzindo a dinâmica da nossa cidade e eu tenho orgulho em vir aqui hoje honrar e reconhecer o trabalho que cada um de vocês desempenham, com seriedade e com respeito à gestão e à população”, enfatizou o prefeito.

Rafael Torres, um dos agentes homenageados, destacou a importância e falou de seu sentimento diante do reconhecimento. “É uma sensação de dever cumprido. Fico feliz e grato pelo reconhecimento, sentimento compartilhado por todos os agentes de trânsito. Mais satisfatório ainda é saber que de alguma forma contribuímos com a sociedade. Enquanto servidor, essa é a nossa principal missão, servir. Não foi um fato isolado, não foi uma ação apenas, mas nossas equipes se deparam diariamente com situações que necessitam da nossa contribuição, seja em um trabalho de parto, em que precisamos auxiliar no deslocamento ao hospital, ou em situações de saúde mesmo”, disse.

Os servidores do DMTT também prestaram uma homenagem ao prefeito JHC, por seu compromisso com a mobilidade urbana de Maceió e pelos serviços prestados à segurança viária da capital e entregaram um certificado de Honra ao Mérito ao chefe do Executivo municipal.