Prefeitura de Rio Largo inicia vacinação contra a dengue na próxima segunda-feira (13)
Município é um dos 12 primeiros de Alagoas a receber a vacina da Qdenga
Na próxima segunda-feira (13), a Prefeitura de Rio Largo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) iniciará a vacinação contra a Dengue. A Qdenga (TAK-003), é produzida no laboratório japonês Takeda e apesar de estar sendo aplicada nos laboratórios particulares desde 2023, ela será a primeira oferecida gratuitamente pelo SUS. O imunizante é aplicado em um esquema de duas doses, com intervalo de três meses entre as aplicações.
“Como a terceira maior cidade da nossa Alagoas, Rio Largo está engajada no combate à Dengue, em diversos campos de atuação. E com a chegada da vacina, nossas equipes estão dedicadas a administrar da melhor forma esses imunizantes que irão proteger as nossas crianças contra o mosquito da dengue! Mesmo assim, continuamos mobilizando a nossa população sobre o combate dos focos de água parada e de proliferação desse vírus tão preocupante” Afirma o Prefeito Gilberto Gonçalves.
Indicado para pessoas de 4 a 60 anos, nessa primeira remessa, o Ministério da Saúde determinou que serão parte do público prioritário as crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade por estarem entre o público com maior número de internações pela doença. E podem ser vacinados quem já teve contato com a dengue e quem nunca foi infectado.
Para o Secretário Municipal de Saúde, Thiago Pontes, a conscientização da prevenção é um dos principais meios para combater a dengue, mas com a chegada da vacina a luta ganhou mais um reforço. “Rio Largo foi umas das primeiras cidades escolhidas para receber a vacina pela sua quantidade de habitantes e pelo número de casos nos últimos anos, estamos priorizando as crianças de 10 a 14, mas a previsão é de nos próximos meses ampliarmos esse público. Estamos intensificando ainda mais a nossa campanha de prevenção, que sem a ajuda da população não será possível, mas a nossa principal arma é a vacina. Quem tiver crianças em casa dentro dessa faixa etária, não deixe de vaciná-los”, disse o secretário.
Para a aplicação da vacina, algumas UBS foram selecionadas estrategicamente para atingir o maior público possível com os imunizantes, ao todo foram 8 unidades escolhidas que estarão realizando a vacinação em um horário especial, de 9h às 14h.
Confira as unidades que estarão aplicando:
- Olavo Calheiros (Conj. Mutirão)
- Celyrio Adamastor (Conj. Teotônio Vilela)
- Jorge Nunes (Mata do Rolo)
- Manoel Gonçalves I (Conj. Jarbas Oiticica)
- Manoel Gonçalves da Silva (Conj. Antônio Lins)
- Pedro Jacinto (Bar Nosso)
- Benedito Lopes (Parque dos Eucaliptos)
- Eduardo Campos (Complexo Brasil Novo)
Para que possa ser realizada a vacinação, a criança deve estar acompanhada da presença dos pais ou responsáveis, caderneta de vacinação e do cartão SUS. Os interessados que desejam atualizar o calendário vacinal, as demais vacinas seguem normalmente o horário de funcionamento das UBS.
A Prefeitura de Rio Largo nos últimos meses tem investido cada vez mas na saúde do município, apenas este ano, foi entregue um CAPS AD, uma nova UBS, que receberá a primeira equipe multidisciplinar da cidade, formada por Pediatras, Ginecologistas, Assistentes Sociais, Fonoaudiólogas, Nutricionistas e Psicólogas que irão atuar de maneira complementar e integrada na atenção primária à saúde de Rio Largo. Além da ampliação do Programa Saúde na Hora em mais três unidades de saúde, realizando atendimento médico, odontológico e de enfermagem de 17h às 21h.
Últimas notícias
AMA abre inscrições para o Congresso da 13ª Feira dos Municípios Alagoanos 2026
Prefeitura de Maceió divulga calendário de feriados e pontos facultativos para 2026
STF terá evento para lembrar 3 anos de atos golpistas de 8 de janeiro
Quem é o traficante Cagão, dono de arma usada por blogueira em vídeo
Calouro do 76ers viraliza após “toco duplo” em jogo da NBA
Serviços de neurocirurgia são suspensos no Hospital Carvalho Beltrão, em Coruripe
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
