Prefeitura inicia vacinação contra a dengue nesta segunda em Maceió
Imunizante deve ser aplicado em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos
A Prefeitura de Maceió inicia nesta segunda-feira (13) a vacinação contra dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). O público elegível para a vacinação segue a orientação do Ministério da Saúde.
A vacinação contra a dengue tem como objetivo a redução das hospitalizações e óbitos decorrentes das infecções contra os quatro sorotipos virais da dengue (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4).
“É uma vacina segura, eficaz e mais um avanço no campo da imunização como medida importante de prevenção e controle da doença”, destaca Eunice Amorim, coordenadora técnica de Imunização de Maceió.
Esquema vacinal
O esquema vacinal recomendado corresponde à administração de 2 doses, com intervalo de 3 meses entre elas.
Os pais ou responsáveis devem comparecer a Unidade de Saúde com cartão SUS ou CPF da criança ou adolescente, além da caderneta de vacinação. Na ausência do cartão SUS ou CPF no momento em que comparecer no serviço de saúde, será realizada a busca da informação no sistema.
Caso a criança ou o adolescente tenha sido diagnosticado com dengue, é necessário aguardar seis meses para iniciar o esquema vacinal.
Em caso de infecção pelos vírus da dengue após a primeira dose, deve-se manter a data prevista para a segunda dose, desde que haja um intervalo de 30 dias entre a infecção e a segunda dose.
Intervalo entre outras vacinas
O Ministério da Saúde recomenda os seguintes intervalos para a vacinação contra a Dengue e outras vacinas do Calendário Vacinal:
* Vacinas inativadas (Rotina: HPV, Meningocócica ACWY, Hepatite B, dT, Influenza, COVID-19; Situações especiais: VIP, Pneumocócicas, Hepatite A, Raiva – intervalo de 24 horas entre a vacina Dengue e essas vacinas (antes ou depois);
* Vacinas atenuadas (Rotina: Febre amarela, Varicela, Tríplice viral; Situações especiais: VOP, BCG, Herpes Zóster) –intervalo de 30 dias entre a vacina Dengue e essas vacinas (antes ou depois);
Contraindicações
A vacina é contraindicada para pessoas que tiverem alergia grave a algum dos componentes da vacina ou a uma dose anterior da vacina QDENGA.
A vacina não é recomendada para gestantes e pessoas com imunossupressão congênita, adquirida ou por terapias medicamentosas.
Pacientes que estiverem com febre no dia da vacinação, devem aguardar até a completa recuperação. A presença de uma infecção leve, como um resfriado, não deve resultar no adiamento da vacinação.
Adolescentes que estiverem amamentado crianças menores de 6 meses não devem ser vacinadas, apenas após a criança completar o 6º mês.
Locais de vacinação
A vacina será administrada de segunda a sexta-feira nas salas de imunização das Unidades de Saúde de Maceió.
Últimas notícias
Em meio a crise com bolsonaristas, Tarcísio troca chefe da Casa Civil
Identificadas as cinco vítimas fatais de acidente com ônibus na BR-251, no Norte de Minas
Polícia Civil prende padrasto que estuprou e engravidou a própria enteada
Justiça concede progressão de pena e Babal Guimarães passa para o regime semiaberto
Queda em obra mata trabalhador de 58 anos em Rio Largo; suspeita é de choque
Estudos técnicos vão investigar rachaduras em casas na zona rural de Craíbas
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
