Alagoas recebe evento nacional sobre Tecnologia de Redes
1º dia do WTR é aberto ao público; depois, seguem dois dias de cursos fechados para profissionais de TI convidados pelo PoP-AL
A terceira edição do Workshop de Tecnologia de Redes (WTR) vai ocorrer de 15 a 17 de maio no Polo de Inovação do Jaraguá (CIPT). O evento é promovido pelo Ponto de Presença em Alagoas da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (PoP-AL RNP).
A programação traz atividades voltadas a todo o público interessado, no primeiro dia, e prossegue com mais dois dias de discussões e treinamentos voltados a profissionais de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).
Participarão gestores de órgãos públicos e equipes técnicas que atuam com ciência, inovação, saúde, segurança, educação e planejamento nas principais instituições públicas e privadas de Alagoas, especialmente do ponto de vista das redes de computadores e conexões de alta velocidade. Estimam-se 250 participantes.
No primeiro dia, parceiros, fornecedores, universitários e convidados também estarão presentes para as palestras e mesas redondas. A partir das 9h da manhã, ocorrem apresentações sobre o PoP-AL e sobre a RNP. Às 10h, a primeira palestra do dia discute Inteligência Artificial no Atendimento Técnico e, às 11h, ocorre uma apresentação sobre IPv6 nativo e técnicas de transição (ou seja, sobre o protocolo mais moderno para a internet, atualmente, e possibilidades de criptografia).
Às 11h30, começa a mesa-redonda sobre a evolução da conectividade em Alagoas, com a participação da Secretaria de Estado da Ciência, da Tecnologia e da Inovação (Secti) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas (Fapeal), que abriga o PoP-AL, da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AL) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), órgão que implementa as decisões e os projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil.
Das 14h às 16h30, o WTR oferece mais quatro opções de palestras curtas: Como tratar incidentes de segurança nas redes; Inteligência Artificial na Educação; Integração Zabbix e Automações, encerrando com o webinfluencer Mr. Poladoful.
A partir das 17h, ocorre a mesa-redonda “Mulheres na TI”, com a participação da Universidade Federal de Alagoas e, às 18h, um momento solene, com a participação do Governo do Estado, RNP, Ufal, Secti, Fapeal e Instituto Federal de Alagoas (Ifal) e a Universidade Estadual de Ciências da Saúde (Uncisal).
Para o coordenador geral do PoP-AL e assessor executivo de gestão interna da Fapeal, Georginei Neri, o objetivo do WTR é trazer a discussão sobre infraestrutura de redes para Alagoas, como um todo, devido à necessidade de estradas digitais para a transformação digital que o estado está adotando.
“Vamos discutir as políticas públicas, o que a academia está fazendo, o que as empresas e instituições como a RNP estão fazendo e o que a Fapeal está fazendo. Para além disso, a gente quer capacitar as pessoas nas tecnologias mais modernas, como os ambientes que trabalham todo o cuidado com essa infraestrutura de conectividade”, explicou Georginei Neri.
“Muitas vezes, a gente só vê ‘o final’ da internet, ou seja, a conexão do usuário, mas existe toda uma gama de serviços rodando, e técnicos, para que esse fenômeno de comunicação, que precisam estar capacitados e qualificados. E, por fim, a discussão sobre o que mais a gente precisa de conhecimento para dar suporte ao que está vindo para o futuro”, comenta o gestor.
Os dois dias seguintes da programação serão dedicados a workshops técnicos exclusivos para os profissionais de redes das instituições que utilizam o PoP-AL em Alagoas.
Veja também
Últimas notícias
Polícia Militar apreende quase um quilômetro de redes de pesca irregular na Lagoa Mundaú
JHC entrega Gigantinhos da Levada e reforça legado para a educação de Maceió
Duas mulheres ficam feridas após caírem de moto no Alto do Cruzeiro, em Arapiraca
Prefeito Theobaldo Cintra celebra inauguração de pavimentação em Major Izidoro
Mais de 28kg de maconha são apreendidos durante abordagem na BR-104, em Rio Largo
JHC anuncia entrega de 152 novos geladões para Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Carlinhos Maia é condenado a pagar R$ 200 mil por piada sobre má-formação óssea
Subcomandante de unidade da PM de AL é denunciado por agredir a esposa, também policial militar
Secretário da Fazenda de Maceió cria dificuldades para pagar fornecedores
Planalto confirma 13º infectado em comitiva com Bolsonaro
