JHC encerra 1º Ciclo de Inovação Aberta e destaca iniciativa inédita de desenvolvimento tecnológico
Seis trabalhos foram premiados com ações de empregabilidade, saúde, ordenamento urbano e fiscalização territorial
O prefeito de Maceió, JHC, encerrou nesta segunda-feira (08) o 1º Ciclo de Inovação Aberta, uma política pública da cidade para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas.
“O Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador, e pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades. A gente fica muito feliz de estar aqui pela primeira vez com essa iniciativa que também é fruto do trabalho do senador Rodrigo Cunha ”, destacou.
O 1º Ciclo de Inovação Aberta entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram entregues 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.
Humberto dos Santos foi premiado no quesito saúde com o projeto Farmassa. Ele falou da alegria em participar da iniciativa e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade em que vive.
“Eu tenho muito orgulho por ser de Maceió e dizer que a minha cidade tem essa preocupação com a tecnologia, com a inovação, porque há muitos anos eu escutei que a tecnologia é uma maneira da gente transformar a sociedade e moldar o comportamento das gerações”, disse.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia Sérgio Cavalcante parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de coautoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou.
O senador Rodrigo Cunha destacou a importância da parceria para a inovação.
“A nossa missão é sim olhar para frente, voltar para o futuro e falar de tecnologia. Eu fui muito criticado há três anos porque coloquei uma meta minha, que era levar internet para os municípios. Então hoje parabenizo o prefeito JHC pela iniciativa”, afirmou.
A avaliação - Para avaliar os trabalhos foram montadas bandas formadas por integrantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti); Senai Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Instituto de Planejamento Urbano de Maceió (Iplan); e das secretarias envolvidas nos desafios (Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Urbanismo e Segurança Cidadã).
O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.
Últimas notícias
Secretária visita espaços do Centro de Inovação do Jaraguá para viabilizar projeto de ampliação e requalificação
Caminhão betoneira tomba em trecho da Avenida Pierre Chalita, em Maceió
PM apreende 31 armas de fogo e mais de 15 Kg de drogas na última semana em Alagoas
Pelopes prende homem e recupera veículo roubado em São Luís do Quitunde
Vocalista da banda Limão com Mel sofre acidente durante turnê nos Estados Unidos
32º Festival Municipal de Bumba Meu Boi encanta Jaraguá com tradição e espetáculo
Vídeos e noticias mais lidas
Tragédia em Arapiraca: duas mulheres morrem em acidente no bairro Planalto
Militares lotados no 14º Batalhão de Joaquim Gomes prendem homem suspeito de estrupo de vulnerável
[Vídeo] Comoção marca velório de primas mortas em acidente de moto em Arapiraca: 'perda sem dimensão'
Vídeo mostra momentos antes do acidente que matou duas jovens em Arapiraca; garupa quase cai
