JHC encerra 1º Ciclo de Inovação Aberta e destaca iniciativa inédita de desenvolvimento tecnológico
Seis trabalhos foram premiados com ações de empregabilidade, saúde, ordenamento urbano e fiscalização territorial

O prefeito de Maceió, JHC, encerrou nesta segunda-feira (08) o 1º Ciclo de Inovação Aberta, uma política pública da cidade para fomentar o desenvolvimento de soluções inovadoras e disruptivas.
“O Ciclo de Inovação Aberta foi muito inovador, e pela primeira vez no país nós utilizamos uma rubrica específica do governo federal para poder, através do Marco Legal das Startups, promover o desenvolvimento tecnológico através dessas empresas que desenvolvem soluções antes talvez não pensadas para as nossas cidades. A gente fica muito feliz de estar aqui pela primeira vez com essa iniciativa que também é fruto do trabalho do senador Rodrigo Cunha ”, destacou.
O 1º Ciclo de Inovação Aberta entregou seis soluções para quatro desafios enfrentados pela capital nas áreas de saúde, trabalho, ordenamento urbano e fiscalização territorial. Foram entregues 103 trabalhos, sendo seis premiados, que receberam até R$ 50 mil. Os contratos utilizaram como referência o Marco Legal das Startups.
Humberto dos Santos foi premiado no quesito saúde com o projeto Farmassa. Ele falou da alegria em participar da iniciativa e poder contribuir para o desenvolvimento da cidade em que vive.
“Eu tenho muito orgulho por ser de Maceió e dizer que a minha cidade tem essa preocupação com a tecnologia, com a inovação, porque há muitos anos eu escutei que a tecnologia é uma maneira da gente transformar a sociedade e moldar o comportamento das gerações”, disse.
O secretário municipal de Ciência e Tecnologia Sérgio Cavalcante parabenizou os premiados. “O Ciclo de Inovação Aberta é pioneiro, não só na área de ciência e tecnologia, mas na área jurídica, já que foi criado com base no Marco Legal das Startups, de coautoria do prefeito JHC. Este não é apenas o fim de uma etapa, mas também o início de novas oportunidades e desafios. Vamos continuar trabalhando juntos para promover a inovação e tornar Maceió um polo de excelência em ciência e tecnologia”, afirmou.
O senador Rodrigo Cunha destacou a importância da parceria para a inovação.
“A nossa missão é sim olhar para frente, voltar para o futuro e falar de tecnologia. Eu fui muito criticado há três anos porque coloquei uma meta minha, que era levar internet para os municípios. Então hoje parabenizo o prefeito JHC pela iniciativa”, afirmou.
A avaliação - Para avaliar os trabalhos foram montadas bandas formadas por integrantes da Secretaria Municipal de Estratégias Disruptivas, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedciti); Senai Alagoas; Instituto Federal de Alagoas (Ifal); Instituto de Planejamento Urbano de Maceió (Iplan); e das secretarias envolvidas nos desafios (Saúde, Trabalho, Meio Ambiente e Urbanismo e Segurança Cidadã).
O valor da premiação foi fruto de um convênio firmado com Ministério da Ciência e Tecnologia, viabilizado por meio de uma emenda parlamentar do senador Rodrigo Cunha, de R$ 200 mil.
Últimas notícias
Colisão envolvendo três carros provoca engarrafamento na AL-220, em Arapiraca

Jacaré encontrado próximo de residências é resgatado por moradores em Arapiraca

Corpos de líderes cristãos são encontrados em vala comum na Colômbia

Prefeitura de Pão de Açúcar retifica e prorroga edital de Concurso Público

Prefeito inicia comemoração do 78º aniversário de Junqueiro com corrida de rua

Alagoas possui 10 barragens com alto risco de acidente, afirma relatório da ANA
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
