Marcel van Hattem alerta sobre votação de projeto que taxa redes sociais e plataformas de streaming
A proposta, também conhecida como PL da Netflix, ode afetar produtores de conteúdos de redes sociais como YouTube e TikTok
O deputado federal Marcel van Hattem alertou nesta terça-feira (14) que a Câmara dos Deputados pode votar o projeto de lei, PL 8889/17, que regulamenta a oferta do serviço de conteúdo audiovisual por demanda, como Netflix, Hulu, Vimeo e Now. O texto foi incluído na pauta da sessão do plenário, após reunião de líderes.
A proposta, também conhecida como PL da Netflix, também pode afetar produtores de conteúdos de redes sociais como YouTube e TikTok taxando em até 4% sobre seus faturamentos brutos. O texto é de autoria do deputado Paulo Teixeira, atual ministro do Desenvolvimento Agrário do governo Lula.
Segundo Van Hattem, a votação “às pressas” atende ao interesse do governo petista e de emissoras que querem controlar o poder sobre as plataformas de streaming. “Além de perseguir quem critica o governo nas redes, agora o PT quer taxar quem usa o Insta, o Face, o YouTube e o X”, alertou.
“É absurdo! As redes, que deram liberdade ao cidadão e estão ajudando o RS nesse momento (cujo território, aliás, está sem internet em inúmeros pontos), não podem ser objeto de mais taxação nem de perseguição por parte de grandes grupos econômicos ou de partidos políticos como o PT e Lula!”, escreveu pela rede X.
O deputado José Medeiros (PL-MT) também alertou sobre o risco da proposta. Segundo ele, o projeto “tem o mesmo efeito do PL das Fake News, que é controlar as redes sociais e ganhar com isso”.
“A Ancine e Condecine se mete pelo meio e além disso, beneficia projetos culturais do PT, com pautas identitárias e financiamento de diversidade. Agora, o difícil que em meio ao desastre no Rio Grande do Sul, o governo está preocupado em cercear as redes, controlar conteúdo e cobrar mais impostos”, declarou.
Últimas notícias
Rafael Brito celebra vitória de Lula e a garantia de investimentos na educação do país
Semana Estadual do Livro e Bibliotecas reúne programação cultural em Alagoas
HGE participa do diagnóstico e tratamento de criança de dois anos com pancreatite
Aplicativo do Programa Saúde Até Você Digital alcança mais de 140 mil consultas
Thiago Prado diz que liberar comércio na orla prejudicaria ambulantes antigos
Hemoal faz coleta de sangue e cadastro de medula óssea em centro universitário
Vídeos e noticias mais lidas
[Vídeo] Chuvas abrem cratera e motoristas correm riscos na AL-101 Norte
Táxi de Arapiraca fica submerso após avanço da correnteza na Praia do Peba
Jovem é preso com arma e drogas no bairro do Jacintinho, em Maceió
Após prefeitura repor lâmpada, dono de sucata desafia moradores e arranca braço de poste
