Imóveis do PAR e FAR podem solicitar isenções tributárias municipais em Maceió
Saiba mais sobre a isenção concedida pela Prefeitura e como solicitá-la, através da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz)

Imóveis do Programa de Arrendamento Residencial (PAR) e Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), possuem direito à isenção total do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Taxa de Coleta de Lixo e Imposto sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), de acordo com a Lei Municipal n° 7478/2023, sancionada pela Prefeitura de Maceió.
Para usufruir desse direito, os beneficiários devem atender a alguns critérios como estar na faixa 1 do programa; o imóvel adquirido ser a única propriedade no nome do cidadão; e ser o primeiro imóvel adquirido pelo contribuinte.
A solicitação é realizada por meio de processo administrativo, junto à Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz), de forma virtual ou presencial, e deve ser feita até 180 dias após o lançamento do imposto. Pela internet, o contribuinte deve preencher o formulário disponivel neste link https://drive.google.com/file/d/1e22MLWkmfjxti5gPDxh2kjOYEWPIyrFe/view e encaminhar o pedido para o email [email protected] , com a documentação necessária anexada em PDF.
Já presencialmente, os interessados devem agendar o atendimento em https://www.online.maceio.al.gov.br/1/agendamento/ e comparecer à sede da Sefaz Municipal na Rua Pedro Monteiro, 47, Centro, no dia e hora marcado com o requerimento preenchido e documentação original exigida, na Rua Doutor Pedro Monteiro, 47, Centro.
O beneficiário precisa apresentar os seguintes documentos: identificação do titular do imóvel ou requerente; documento do imóvel (Escritura ou contrato) ou certidão de ônus; certidão de nascimento do requerente ou certidão de casamento com o documento de identificação do cônjuge; comprovante de residência; e contrato de arrendamento residencial. Até o momento, a Prefeitura espera atender mais de 17 mil famílias com este benefício.
No caso do ITBI, o cidadão deve acessar o site de serviços da Secretaria, neste link https://www.online.maceio.al.gov.br/1/ver_servico/63/busca-p0/emissao+de+guia+de+itbi/ e encaminhar a documentação. Além do mais, a Sefaz Maceió disponibiliza um vídeo explicativo sobre como realizar o processo.
A Secretaria de Fazenda de Maceió reforça que, em caso de dúvidas, o órgão disponibiliza o e-mail [email protected] para contato e demais orientações.
Veja também
Últimas notícias

Mulher grávida é agredida pelo companheiro em Taquarana

Megaoperação cumpre 80 mandados contra suspeitos ligados ao Comando Vermelho em Alagoas

Tribunal do crime: homem é brutalmente assassinado em São Miguel dos Milagres

Jovem de 18 anos assassinado em assalto em Maceió sonhava em ser jogador de futebol

Cinco pessoas são detidas por uso de entorpecentes em diversos pontos de Palmeira

Suspeito de assaltos é preso por tráfico de drogas na Santa Lúcia
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
