Hospital Ib Gatto Falcão registra mais de 40 mil atendimentos no primeiro ano de execução do Projeto Humanizar
Unidade está situada no município de Rio Largo e integra a Rede Estadual de Saúde, sendo gerenciada pela Sesau

Localizado no município de Rio Largo, o Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão vem investindo em uma política de humanização na assistência e, para isso, implantou o Projeto Humanizar, que contabilizou mais de 40 mil atendimentos no primeiro ano de funcionamento. Por meio da iniciativa, que passou a ser executada desde 16 de maio de 2023, os pacientes passam por um processo de acolhimento desde a porta de entrada da unidade, que envolve também a família e acompanhantes, proporcionando um ambiente aconchegante, semelhante ao encontrado no aconchego de suas residências.

Para que o projeto alcançasse êxito, a direção do Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão realizou algumas intervenções na unidade e, para isso, foi realizada uma reforma na estrutura física. A principal delas foi a abertura e ampliação de módulos, divididos entre pronto atendimento, clínica médica e saúde mental, sendo esta última referência na Rede Estadual de Saúde.
Outra medida adotada foi a criação da Enfermaria Aquário, criada para desafogar as Áreas Amarela e Vermelha do hospital. Nela, ficam internados os pacientes que serão transferidos ou que receberão alta médica em breve, após análise multidisciplinar, onde é constatado que eles já tiveram o quadro clínico estabilizado ou que apresentaram evolução do estado de saúde, em comparação à realidade encontrada no momento em que chegaram à unidade.
“O Projeto Humanizar visa aproximar cada vez mais os pacientes da unidade, e oferecer um atendimento de qualidade. Trabalhar o lado humanitário é nossa prioridade. Buscar melhorias, proporcionar uma boa recepção para a população riolarguense e de toda a região é nossa finalidade”, assegura o diretor geral do Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão, Antônio Lins.
Capacitação e Protocolos
Ainda de acordo com o gestor da unidade hospitalar, para que o Projeto Humanizar alcançasse êxito, a Direção Geral do Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão vem trabalhando com foco na capacitação periódica dos profissionais. Aliada ao treinamento constante da equipe multidisciplinar, Antônio Lins ressalta que todas as iniciativas implementadas na unidade seguem, rigorosamente, as normas, portarias e legislação estabelecidas pelo Ministério da Saúde (MS).
“Desenvolver um bom trabalho de humanização em todas as instâncias do atendimento é o nosso principal foco e missão desde que assumimos a direção geral do Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão. Mas, para isso, procuramos valorizar a nossa equipe multidisciplinar e atuar respeitando os protocolos, desde a triagem até os primeiros procedimentos médicos, porque esta é a diretriz básica para um atendimento humanizado e de qualidade”, enfatiza Antônio Lins.
A Unidade
Inaugurado em fevereiro de 1987, o Hospital Geral Drº Ib Gatto Falcão é vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau). A unidade é porta aberta para a urgência e emergência e realiza exames complementares de radiologia, eletrocardiograma e laboratoriais. Atualmente a unidade conta com 95 leitos cadastrados pela Sesau.
Últimas notícias

Programa defendido por Daniel Barbosa vai garantir livro didático para 47 milhões de estudantes da rede pública

Secretário Marcos Beltrão lidera reunião para construção do novo PPA de Coruripe

Corpo é encontrado em área de difícil acesso do Rio Paraíba, em Cajueiro

Acusado de latrocínio de instrutor de dança é condenado a mais de 22 anos de prisão

Deputado Leonam vota contra doação gratuita de terreno à prefeitura do Sertão

Suspeito de envolvimento com homicídios é preso com drogas em Santana do Ipanema
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
