Técnicos-administrativos da Ufal participam de ato unificado nesta terça (21)
Objetivo é pressionar o governo federal a fechar acordo com categorias da educação federal em greve em mais 40 instituições de ensino
O Sindicato dos Trabalhadores da Universidade Federal de Alagoas (Sintufal) junto com Associação do Docentes da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Sindicato dos Servidores Públicos Federais da Educação Básica e Profissional no Estado de Alagoas realizam, na manhã desta terça-feira (21), um ato público e café da manhã, na entrada do Campus AC Simões da Ufal. Objetivo é pressionar o governo federal a fechar acordo com categorias da educação federal em greve em mais 40 instituições de ensino.
A mobilização, em Maceió, acompanha a ação nacional que ocorre em Brasília com caravana, organizada pelo Comando Nacional de Greve, que já partiram para a capital federal e participam da agenda de lutas nos dias 21 e 22. O objetivo é manter pressão durante a Mesa Nacional de Negociação dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs). “Entidades da educação seguem na luta para manter defesa da reestruturação de nossa carreira”, afirmam os dirigentes sindicais.
“A proposta do governo de recomposição salarial, com índice de 12,8%, sem nenhum valor de reajuste proposto para 2024, representa o menor já oferecido a uma carreira dentre as categorias que tiveram mesa específica aberta até o momento, o que implica não só na manutenção das desigualdades salariais e sociais dentro do Serviço Público Federal, mas no agravamento delas, sendo o oposto do declarado como compromisso pelo governo”, explica documento divulgado, no final de abril, pela Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil.
Diante dessa situação no processo de negociação com o governo federal, lideranças do setor da educação federal buscam uma mobilização, cada vez maior, para a greve em curso. No caso da Ufal, os técnicos que são base do Sintufal, iniciaram paralisação em 20 de março.
Veja também
Últimas notícias
Primeira-dama e prefeito JHC divulgam programação do Verão Massayó 2026
Turistas e ambulantes bloqueiam trânsito na orla da Ponta Verde e DMTT pede apoio da polícia
Jangada com fogos vira no mar e provoca pânico durante Réveillon em Maragogi
Primeiro bebê de 2026 em Alagoas nasce no Hospital da Mulher, em Maceió
Gusttavo Lima faz pocket show surpresa em resort na Barra de São Miguel e encanta hóspedes
Homem morre afogado no Pontal de Coruripe, no Litoral Sul de Alagoas
Vídeos e noticias mais lidas
Policial Militar é preso após invadir motel e executar enfermeiro em Arapiraca
Alagoas registrou aumento no número de homicídios, aponta Governo Federal
Saiba o que a esposa do PM suspeito de matar enfermeiro disse em depoimento à polícia
Estado de Alagoas deve pagar R$ 8,6 milhões a motoristas de transporte escolar
