73% dos brasileiros são favoráveis à semana de trabalho de quatro dias, diz pesquisa
Para 54% da população, uma jornada reduzida melhoraria a qualidade de vida dos trabalhadores ao impactar positivamente a saúde mental

Uma pesquisa realizada pelo Instituto DataSenado sobre jornada de trabalho e qualidade de vida revela que 73% dos brasileiros acreditam que o governo deveria incentivar empresas a adotarem a semana laboral de quatro dias.
Para 54% da população, uma jornada reduzida melhoraria a qualidade de vida dos trabalhadores ao impactar positivamente a saúde mental. No entanto, 34% acreditam que não haveria diferença, enquanto 9% acham que a situação pioraria. Os demais não souberam ou preferiram não responder.
Entre os que acreditam que a redução da jornada prejudicaria a qualidade de vida dos trabalhadores, a principal preocupação é a possível diminuição da renda.
Porém, quando perguntados especificamente sobre a redução da semana de cinco para quatro dias sem diminuição salarial, cerca de metade dos brasileiros (51%) considera que a medida seria benéfica.
Embora a população acredite que a redução da jornada melhoraria a qualidade de vida dos trabalhadores, as opiniões se dividem quanto à produtividade. Para 35%, a produtividade aumentaria; para 21%, diminuiria; e para 40%, não faria diferença.
Resultados semelhantes surgem sobre os impactos nas empresas: 40% dos entrevistados acreditam que a redução da jornada não afetaria as empresas, 21% dizem que traria lucros, e 33% acham que causaria prejuízos.

A pesquisa foi conduzida em parceria com o gabinete da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) para avaliar a opinião dos brasileiros sobre carga horária, produtividade e qualidade de vida no trabalho.
A senadora expressou surpresa com os resultados, afirmando que esta mudança cultural pode trazer grandes benefícios, incluindo economias para as empresas em gastos com energia, água e aluguel.
Com base na pesquisa, Soraya apresentou um projeto para criar o Diploma Empresa Ideal, que premiaria empregadores comprometidos com a qualidade de vida dos funcionários.
Os critérios incluem a redução da jornada semanal sem diminuição salarial, respeito às normas de proteção ao trabalho feminino e à maternidade, combate à discriminação nas empresas, e estímulo ao teletrabalho.
Últimas notícias

Prefeita de Palmeira determina investimentos na UPA Dra. Helenilda Veloso Pimentel

Empresa realiza entrevista virtual para aprovados em processo seletivo em Palmeira dos Índios

Mesmo com alto volume de chuvas em Penedo durante o mês de junho, cidade suporta bem o inverno

Prefeitura de Palmeira renova convênio com Crea-AL e sedia Encontro Microrregional de Engenharia

Reunião de alinhamento reforça planejamento estratégico e controle interno na Prefeitura de Penedo

Município de Coruripe recebe equipe do Hemoal para coleta nesta quinta-feira
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
