Prefeitura inicia nova etapa da iluminação na ciclovia da Avenida Fernandes Lima
Em toda a sua extensão, desde a Praça do Centenário até o viaduto da antiga Polícia Rodoviária Federal, a ciclovia receberá mais de mil luminárias

Permitir que milhares de maceioenses cruzem a cidade de bicicleta e de maneira segura, inclusive, no período noturno. Esse é um dos benefícios da ciclovia da Avenida Fernandes Lima, que, com extensão de 10 km, vai desde o Viaduto da Polícia Rodoviária Federal, no Tabuleiro dos Martins, até a Praça Centenário, no Farol. Agora, a faixa utilizada por quem se locomove de bicicleta, e também por muitos pedestres, ganhará iluminação em LED, em obra realizada pela Autarquia Municipal de Iluminação Pública (Ilumina), que iniciou a segunda fase dos serviços nesta segunda-feira (27).
Nesta etapa, serão realizados os serviços de escavação para instalação dos dutos e caixas de passagem em um trecho que vai do cruzamento de saída do bairro do Ouro Preto até o viaduto da antiga PRF.
A ciclovia da Avenida Fernandes Lima receberá mais de mil luminárias de LED com potência de 70W, possuindo abrangência luminosa capaz de clarear as áreas de pista e calçada do canteiro da via.
A ação beneficiará ciclistas e pedestres da capital, que terão mais segurança e conforto ao utilizar a faixa, além de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, medida sustentável que preserva o meio-ambiente e contribui com a mobilidade urbana.
"Essa ação denota o compromisso da Prefeitura de Maceió com uma cidade sustentável e vai levar iluminação conforto e segurança para a ciclovia de uma das principais avenidas da capital, se estendendo da Praça Centenário ao final do bairro do Tabuleiro. Estamos proporcionando benefícios reais à população e, dessa vez, a milhares de pessoas que utilizam e vão utilizar da ciclovia todos os dias, usufruindo dessas melhorias", conta Gutenberg Melo, diretor-presidente interino da Ilumina.
É importante ressaltar que a realização das obras não afeta o tráfego de veículos, pois elas são realizadas no canteiro da avenida. Além disso, para executar o serviço que vai conectar a rede de iluminação pública, com cabos que passarão pelos cruzamento da Fernandes Lima e da Durval de Góes Monteiro, a Ilumina vai utilizar um processo de engenharia chamado Método Não Destrutivo (MND), evitando que as raízes das árvores do canteiro sejam afetadas e não havendo a necessidade de quebra do pavimento asfáltico.
Dando seguimento às obras realizadas na primeira fase do projeto, a Ilumina iniciará, na primeira semana de junho, a instalação de postes no trecho que segue da Praça Centenário até o Ouro Preto.
Últimas notícias

Prefeitura de Palmeira dos Índios anuncia suspensão temporária de repasses ao CSE

Prefeitura mantém inscrições abertas para cursos profissionalizantes para jovens e adultos

“Até quando?": Prefeita Ceci se manifesta diante de novos casos de violência contra a mulher em AL

Secretaria de Educação realiza projeto sobre história de Matriz de Camaragibe
Deputado Cabo Bebeto critica remuneração de procuradores do Estado de Alagoas

Polícia Civil investiga caso de violência psicológica e patrimonial contra empresária
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
