Leonardo Dias entrega honrarias a cônego Elison Silva e padre Francisco Guido
Leonardo Dias justificou a homenagem ao cônego Elison destacando sua biografia dedicada ao estudo da religião e à propagação da fé
Na manhã desta segunda-feira (3), a Câmara Municipal de Maceió foi palco de uma cerimônia especial presidida pelo vereador Leonardo Dias (PL), que homenageou dois importantes religiosos com a Comenda Mérito Nossa Senhora dos Prazeres e o Título de Cidadão Honorário de Maceió para o cônego Elison Silva e padre Francisco Guido, respectivamente.
Durante a solenidade, Leonardo Dias destacou a importância do ministério sacerdotal citando São João Maria Vianney, padroeiro dos padres. Ele enfatizou a fragilidade da fé diante das tribulações e a dedicação dos sacerdotes que seguem a missão de Cristo. “São João Maria Vianney destaca que 'se tivéssemos fé, veríamos Deus oculto no sacerdote, como a luz por trás da vidraça, como vinho misturado na água.' Esta sentença adentra duas questões cruciais: a compreensão da fragilidade da nossa fé e o papel do bom sacerdote como pastor abnegado”, afirmou Dias.
O vereador também ressaltou seu papel como cristão na Câmara Municipal, aprovando moções de repúdio contra atos cristofóbicos, como vandalizações de templos e quebras de imagens sacras. "Sou grato, padre Guido e cônego Elisson, pela imensa dedicação de vocês. Sou grato pelas missões assumidas, por ajudarem a transformar a realidade de tanta gente", complementou.
CÔNEGO ELISON SILVA RECEBE A COMENDA NOSSA SENHORA DOS PRAZERES
Nascido em Maceió em 1978, o cônego Elison Silva dos Santos pertence a uma tradicional família de São Luís do Quitunde. Desde jovem, ele identificou sua vocação religiosa e ingressou no Seminário de Maceió em 1998. Além de sua dedicação à fé, Elison é conhecido por seu talento literário, tendo publicado uma coletânea de poemas intitulada "Teopoética" em 2014.
Leonardo Dias justificou a homenagem ao cônego Elison destacando sua biografia dedicada ao estudo da religião e à propagação da fé. "Toda esta biografia dedicada ao estudo da religião, bem como ao ensino e à propagação da fé por meio de obras, torna mais do que justo que cônego Elisson seja agraciado com a Comenda Mérito Nossa Senhora dos Prazeres", afirmou o vereador.
Em seu pronunciamento, o cônego Elison agradeceu ao vereador Leonardo Dias pela homenagem e dedicou a honraria a Nosso Senhor Jesus Cristo. “Ao vereador Leonardo Dias, a minha gratidão por esta honraria. Eu nunca pensei na minha vida de ser um Comendador. Isso ajuda a entender que estamos no caminho certo. Recebi com sentimento de gratidão a Deus que me permite viver esta vocação tão grande e tão sublime que é o ministério sacerdotal e recebi como um ato de reconhecimento não a mim, mas a Nosso Senhor, que me escolheu e me chamou. Talvez, se fosse uma votação popular, seria diferente, mas foi Ele”, destacou.
PADRE FRANCISCO GUIDO RECEBE O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE MACEIÓ
Nascido em Quixadá, Ceará, padre Francisco Guido da Silva enfrentou adversidades desde cedo, mudando-se com a família para Fortaleza. Aos 23 anos, ele entrou na Comunidade Shalom e, em 2012, chegou a Maceió para ingressar no Seminário Arquidiocesano. Bacharel em filosofia e teologia, padre Guido é conhecido por seu perfil acolhedor e seu trabalho junto aos mais carentes, atuando especialmente com moradores de grotas.
Em seu discurso de agradecimento, padre Guido expressou sua gratidão a Deus, à sua família e às comunidades religiosas. Ele relembrou seu período como seminarista e destacou sua dedicação à cidade de Maceió. "Eu lembro que passava muito tempo no ônibus vindo de Fortaleza para cá no meu tempo de seminarista e como foi bom porque foi prova de amor a esta cidade, a este povo e a vocação que eu buscava realizar e Dom Antônio me acolheu em 2012. Agora irei caminhar com coração pulsante e com os pés na estrada, para realizar mais cinco anos o Setor Juventude. É uma grande responsabilidade, porque a paróquia está crescendo. Que Nosso Senhor ajuda a cada um de nós, que ajude a cidade Maceió a crescer e ser uma cidade cada vez mais iluminada", concluiu.
“É um orgulho para mim ter proposto tal honraria, concedida pela unanimidade de meus pares nesta Casa. Afinal, um sacerdote que é exemplo de dedicação à Igreja merece tal destaque, pois – com o dito inicialmente nesta solenidade – são com atos assim, em que evidenciamos quem muito fez por amor a Cristo, que o Amor de Cristo se torna visível não por meio das palavras, mas por meio da ação de homens vocacionados a viverem esta paixão transcendental”, ressaltou o vereador.
"Eu não tenho dúvida de que tanto o querido Padre Francisco Guido da Silva como o tão igualmente querido Cônego Elisson Silva dos Santos assim agem diante do reconhecimento que é merecido por tudo o que já fizeram nos locais por onde passaram, encontrando sempre forças Naquele que de fato é a Fortaleza, para assim serem perseverantes na caridade admirável, agirem em socorro aos mais frágeis, servindo de exemplo aos mais jovens, ganhando almas para Nosso Senhor", concluiu Dias.