Serviços

Prefeitura leva ações de limpeza e recuperação de galerias para amenizar impactos da chuva

No Jaraguá, foram utilizados caminhões de hidrojateamento para realizar o trabalho

Por 7Segundos com Assessoria 05/06/2024 15h03
Prefeitura leva ações de limpeza e recuperação de galerias para amenizar impactos da chuva
Limpeza e recuperação do sistema de drenagem previnem alagamentos - Foto: Ascom Seminfra

A Prefeitura de Maceió, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra), realiza nesta quarta-feira (5), ações de limpeza e recuperação de drenagem nos bairros do Jacintinho, Jaraguá, Jaqueira, Gruta de Lourdes, Fernão Velho, Benedito Bentes, Cruz das Almas e Santa Lúcia. O objetivo é tornar o sistema de drenagem dessas localidades funcional para amenizar os impactos causados pelas chuvas.

No Jaraguá, por exemplo, foram utilizados caminhões de hidrojateamento para realizar a limpeza das galerias, fazendo a sucção de entulhos descartados irregularmente no sistema de drenagem e, em seguida, fazendo uma varredura, desobstruindo as tubulações.

As intervenções de limpeza também ocorrem em ruas como a João Canuto da Silva, em Cruz das Almas, e a Aquidauana, na Santa Lúcia.

O órgão trabalha também na recuperação da rede de drenagem nas ruas Mauro Vasconcelos, Jaime Xavier e Travessa do Triunfo, no Jacintinho; Avenida Cachoeira do Meirim, no Benedito Bentes; na Rua do Arame, na Jaqueira; na Avenida Valdemar Rufino dos Santos, em Fernão Velho; e na Rua Arthur Lopes Ferreira, Gruta de Lourdes.

Outras equipes também trabalham na recuperação de galerias na Rua Dr. Cleantho de Moura Rizzo, no bairro Cidade Universidade; e na Avenida Industrial Cícero Toledo, no Jaraguá e no Riacho do Silva, no bairro Bebedouro.

“Trabalhamos em várias frentes, de forma preventiva no clima seco, mas também reforçamos os serviços nos períodos de chuvas, atacando os pontos crônicos de alagamentos na cidade. Inicialmente, realizamos uma inspeção e, ao identificarmos o problema, que geralmente é obstrução por lixo ou mesmo uma danificação nas tubulações de concreto, já programamos os reparos necessários”, explica o coordenador de manutenção de drenagem da Seminfra, Gabriel Rodas.