Biblioteca Graciliano Ramos e museus de Maceió recebem agendamentos de visitas
Equipamentos culturais administrados pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa convidam visitantes para uma imersão pela memória cultural do estado

Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult) tem desempenhado um papel importante na preservação e promoção das raízes culturais de Alagoas. Sob sua administração, vários equipamentos culturais, incluindo bibliotecas e museus estão abertos ao público, oferecendo uma jornada pela história e cultura do estado.
Entre os destaques, a Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos, o Museu da Imagem e do Som de Alagoas (MISA) e o Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) recebem agendamentos para visitas, proporcionando uma oportunidade para escolas, grupos turísticos e o público em geral explorarem seus acervos.
A coordenadora dos Sistemas de Museus e Bibliotecas de Alagoas, Mira Dantas, enfatiza a importância das visitas para a vitalidade dos equipamentos culturais. "Recebemos pesquisadores, turistas e alagoanos todos os dias e aqueles que quiserem se aprofundar um pouco sobre nossa história e legado cultural. A Secult tem trabalhado para manter nossos equipamentos cada vez mais acessíveis e para que todos se sintam bem-vindos", afirmou.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, reforça a relevância desses espaços para a sociedade. "Nossos museus e bibliotecas são pilares fundamentais na preservação da história e da cultura de Alagoas. É uma alegria ver o crescente interesse da população e de visitantes de fora do estado em conhecer mais sobre nosso rico patrimônio. Continuaremos trabalhando para oferecer experiências culturais para todos", declarou a gestora.
Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa)
Localizado na Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro de Maceió, o Mupa é uma joia arquitetônica que abriga mobiliário dos séculos XIX e XX, prataria, cristais e obras de arte de renomados pintores alagoanos. Para agendar visitas em grupo, é necessário enviar uma solicitação para o e-mail [email protected]. As visitas estão disponíveis de terça a quinta-feira, das 9h às 16h, e às sextas-feiras, das 9h às 14h.
Museu da Imagem e do Som de Alagoas (Misa)
O Misa, situado na Rua Sá e Albuquerque, no histórico bairro do Jaraguá, em Maceió, é um importante centro cultural que documenta a produção audiovisual de Alagoas e do Brasil. O agendamento para visitas, limitadas a grupos de até 30 pessoas, deve ser feito pelo e-mail [email protected]. O museu está aberto de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.
Biblioteca Pública Estadual Graciliano Ramos
Fundada em 1865, a biblioteca, localizada na Praça Dom Pedro II, no Centro de Maceió, é um ambiente de incentivo à leitura e preservação literária. Os agendamentos para visitas em grupo, com limite de até 30 pessoas, devem ser realizados através do e-mail [email protected]. A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 09h às 16h.
Para mais informações sobre os equipamentos culturais administrados pela Secult e para descobrir outros museus e bibliotecas do Estado, os interessados devem acessar os sites dos sistemas de museus e bibliotecas de Alagoas: museus.al.gov.br e bibliotecas.al.gov.br.
Últimas notícias

Jovem de 22 anos é internado com suspeita de intoxicação por metanol em Alagoas

Festival da Cultura Nerd reúne milhares de fãs e movimenta economia criativa de Maceió

Leonardo Dias entrega Título de Cidadão Honorário de Maceió a Dom Beto Breis

Advogada condenada por homicídio na Praia do Francês se entrega à polícia após revogação de habeas corpus

Ronda no Bairro atua em diversas ocorrências e reforça ações preventivas nas praias de Maceió

Fiscalização aponta problemas graves em unidade de saúde em reforma há quase dois anos em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
