Deputada Cibele Moura, entrega título de Cidadão Honorário ao médico Renato Rezende
Cibele destacou que a contribuição do profissional à medicina e à sociedade é inestimável, e que os benefícios proporcionados por Renato atingiram inúmeros alagoanos ao longo dos anos.

Em um plenário lotado, durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (10), na Assembleia Legislativa do Estado (ALE), o médico Renato Rezende Rocha recebeu o título de Cidadão Honorário de Alagoas, proposto pela deputada estadual Cibele Moura. Além dele, o vice-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Orlando Rocha Filho, também recebeu a honraria, proposta pela ex-deputada Ângela Garrote.
“Dr. Renato não é apenas um exemplo de excelência profissional, mas também de dedicação e compromisso com a saúde e bem-estar da comunidade alagoana. Sua trajetória é marcada por uma inabalável ética de trabalho, paixão pela medicina e um profundo amor por sua família e sua terra natal”, declarou a deputada, durante a sessão conduzida pelo presidente da Casa de Tavares Bastos, deputado Marcelo Victor.
Cibele destacou que a contribuição do profissional à medicina e à sociedade é inestimável, e que os benefícios proporcionados por Renato atingiram inúmeros alagoanos ao longo dos anos.
Já o médico afirmou que se sentia orgulhoso em receber a honraria e agradeceu à deputada pela proposição do título:
"Tive grandes oportunidades de ficar no Rio de Janeiro, onde fiz minha residência, mas meu propósito era voltar para Maceió e dar minha contribuição à sociedade. E assim o fiz, nunca me arrependo e estou aqui até hoje, quase 47 anos após formado. Não tenho nenhum arrependimento de nada que fiz ou deixei de fazer. Minha vida sempre foi pautada por trabalho, decência e honestidade, procurando sempre aperfeiçoar e dar o melhor de mim aos meus pacientes e à sociedade”.
Na ocasião, estiveram presentes as deputadas Fátima Canuto, esposa de Renato, a ex-deputada Ângela Garrote, além de outros parlamentares e autoridades do Poder Judiciário.
Sobre o homenageado
Renato Rezende Rocha, segundo dos sete filhos de Orlando Rocha e Maria do Valimento Rezende Rocha, nasceu em Guanabara, no Estado do Rio de Janeiro, em 1952. Aos três anos, sua família se mudou para Maceió, onde Renato deu início à sua jornada educacional. Estudou no Chapeuzinho Vermelho, no Grupo Escolar Experimental, e depois no Colégio Marista de Maceió, onde concluiu o curso primário e foi admitido ao ginásio. Seu ensino médio foi completado no Colégio Marista de Apipucos, em Recife, onde foi interno por três anos, e finalizou os estudos científicos no Colégio Estadual de Alagoas.
Em 1972, Renato iniciou o Curso de Medicina na Escola de Ciências Médicas de Alagoas, concluindo sua formação em 1977. Em seguida, especializou-se em cirurgia oncológica, realizando sua residência médica no Hospital de Oncologia no Rio de Janeiro, de 1978 a 1981. Retornou a Maceió, onde ingressou no corpo clínico da Santa Casa de Misericórdia, no Hospital de Pronto Socorro de Maceió (hoje HGE), e como cirurgião no Hospital de Doenças Tropicais.
Possui títulos de especialista em mastologia, cirurgia de cabeça e pescoço, e é reconhecido como um dos pioneiros em diversas técnicas cirúrgicas no estado, com milhares de cirurgias realizadas. Ele foi um dos médicos fundadores da Santacoop e desempenhou um papel crucial como Diretor Médico da Unidade 24 horas da Santa Casa de Maceió. Por 12 anos, exerceu os cargos de Vice Diretor Médico e Diretor Interino, além de coordenar o Departamento de Cirurgia da instituição. Durante 20 anos consecutivos, foi Conselheiro do Conselho Regional de Medicina (Seccional AL) e é Conselheiro membro vitalício da Assembleia Geral da FEJAL - CESMAC.
Últimas notícias

Hospital de Emergência promove sensibilização para reforço da vigilância epidemiológica

Campanha de vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira (7) em Alagoas
Cenipa investiga razões de pane em avião agrícola que fez pouso forçado na cidade de Pilar

Deputados aprovam título de cidadã honorária para primeira-dama de Maceió

Vereador pede isenção de IPTU para autistas, mas não apresenta estudo com impacto econômico

Projeto de Lei na Câmara de Maceió regulamenta uso de celulares em escolas
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
