Ações educativas marcam Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil em Maceió
Iniciativa prossegue até o dia 14 de junho para 600 ambulantes cadastrados no São João Massayó

Nesta quarta-feira (12), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. E para sensibilizar os ambulantes que vão trabalhar no São João Massayó, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) deram orientações sobre o combate a essa prática.
A palestra foi ministrada durante o Curso de Boas Práticas realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc). A atividade também acontecerá nos dias 13 e 14 de junto para um total de 600 ambulantes. Além da Semdes, o curso contou com orientações da Vigilância Sanitária, Procon, Semsc e Alurb.
Segundo Marcia Melo, diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente essa ação demonstra a sensibilidade da Prefeitura de Maceió com os mais vulneráveis, oferecendo serviços de combate e prevenção ao trabalho infantil, em grandes eventos como o São João. “O trabalho infantil é uma violação de direito e é crime. Temos que combatê-lo juntos e proteger nossas crianças. Durante o São João, também distribuiremos pulseiras de identificação para crianças”, disse.
O representante da CMETI, João Medeiros, destacou que esse trabalho é feito em parceria. “Nos dias do evento, iremos fiscalizar e orientar os ambulantes. É importante estarem atentos para não colocarem crianças e adolescentes para vender produtos, para que façamos um São João bonito e sem trabalho infantil”, alertou.
A psicóloga do Serviço de Abordagem Social, Daniela Almeida, também falou do trabalho que será desenvolvido pelas equipes da Semdes nos dias de eventos. “Faremos identificação e busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil e também ofereceremos os serviços da Assistência Social nesses casos e faremos encaminhamentos, sempre orientando que crianças e adolescentes devem ser mantidos longe de qualquer atividade de risco”, explicou
Mais ações
Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, o Serviço de Convivência do Centro de Referência De Assistência Social (Cras)Área Lagunar promoveu uma tarde de mobilização nos corredores do Maceió Shopping com os grupos de crianças e adolescentes, com abordagem e panfletagem.
A atividade teve o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da garantia dos direitos de brincar, estudar e sonhar, vivências próprias da infância e adolescência.
Últimas notícias

Fãs de Diddy festejam inocência parcial com óleo de bebê; entenda

Diretora da Band defende jornalista que empurrou repórter ao vivo

Vereadora destaca projetos construídos com participação popular em Maceió

Prefeitura de Girau revitaliza estradas da Zona Rural durante período chuvoso

Arapiraca sedia Final do Concurso de Quadrilhas do estado neste final de semana

Com sete casos de meningite em Alagoas, Sesau reforça medidas de prevenção
Vídeos e noticias mais lidas

Alvo da PF por desvio de recursos da merenda, ex-primeira dama concede entrevista como ‘especialista’ em educação

12 mil professores devem receber rateio do Fundeb nesta sexta-feira

Filho de vereador é suspeito de executar jovem durante festa na zona rural de Batalha

Marido e mulher são executados durante caminhada, em Limoeiro de Anadia
