Ações educativas marcam Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil em Maceió
Iniciativa prossegue até o dia 14 de junho para 600 ambulantes cadastrados no São João Massayó

Nesta quarta-feira (12), é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil. E para sensibilizar os ambulantes que vão trabalhar no São João Massayó, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, Primeira Infância e Segurança Alimentar (Semdes) e a Comissão Municipal de Erradicação do Trabalho Infantil (CMETI) deram orientações sobre o combate a essa prática.
A palestra foi ministrada durante o Curso de Boas Práticas realizado pela Secretaria Municipal de Segurança Cidadã (Semsc). A atividade também acontecerá nos dias 13 e 14 de junto para um total de 600 ambulantes. Além da Semdes, o curso contou com orientações da Vigilância Sanitária, Procon, Semsc e Alurb.
Segundo Marcia Melo, diretora-geral da Primeira Infância, Criança e Adolescente essa ação demonstra a sensibilidade da Prefeitura de Maceió com os mais vulneráveis, oferecendo serviços de combate e prevenção ao trabalho infantil, em grandes eventos como o São João. “O trabalho infantil é uma violação de direito e é crime. Temos que combatê-lo juntos e proteger nossas crianças. Durante o São João, também distribuiremos pulseiras de identificação para crianças”, disse.
O representante da CMETI, João Medeiros, destacou que esse trabalho é feito em parceria. “Nos dias do evento, iremos fiscalizar e orientar os ambulantes. É importante estarem atentos para não colocarem crianças e adolescentes para vender produtos, para que façamos um São João bonito e sem trabalho infantil”, alertou.
A psicóloga do Serviço de Abordagem Social, Daniela Almeida, também falou do trabalho que será desenvolvido pelas equipes da Semdes nos dias de eventos. “Faremos identificação e busca ativa de crianças em situação de trabalho infantil e também ofereceremos os serviços da Assistência Social nesses casos e faremos encaminhamentos, sempre orientando que crianças e adolescentes devem ser mantidos longe de qualquer atividade de risco”, explicou
Mais ações
Como parte das ações do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Infantil, o Serviço de Convivência do Centro de Referência De Assistência Social (Cras)Área Lagunar promoveu uma tarde de mobilização nos corredores do Maceió Shopping com os grupos de crianças e adolescentes, com abordagem e panfletagem.
A atividade teve o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre a importância da garantia dos direitos de brincar, estudar e sonhar, vivências próprias da infância e adolescência.
Últimas notícias

Veja como foi a simulação de sequestro de gerente bancário na Ponta Verde

SSP apresenta detalhes de operação que recuperou relógios Rolex roubados na capital

Acidente fatal reacende debate sobre segurança de ciclistas em Maceió

Porto de Pedras: Casal faz limpeza na captação de Tatuamunha na terça-feira (14)

Luciano Barbosa entrega reforma e ampliação do Ginásio João Paulo II com presença de Falcão

Artesanato alagoano ganha mais uma vitrine nacional
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
