Assembleia Legislativa restitui mandatos cassados de deputados estaduais
Os deputados cassados entre 1948 e 1969 foram homenageados no Plenário da Casa
A Assembleia Legislativa realizou uma sessão solene nesta sexta-feira (14) para a restituição simbólica dos mandatos de deputados estaduais cassados entre 1948 e 1969. A iniciativa, promovida pelo deputado Ronaldo Medeiros (PT), foi aprovada por unanimidade e segue as recomendações da Comissão Estadual da Memória e Verdade Jayme Miranda. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o deputado Francisco Tenório (PP), o desembargador Tutmés Ayran e Roberto Mendes, um dos deputados cassados.
Ronaldo Medeiros destacou a importância do ato como uma reparação histórica e uma reafirmação da soberania do voto popular, que havia sido violada durante o período ditatorial. Ele ressaltou que a aprovação unânime do projeto de resolução nº 75/2024 demonstra o compromisso da Assembleia de Alagoas com a democracia e a soberania popular.
O Comitê Memória, Verdade, Justiça, Democracia e Reparação, formado após a conclusão dos trabalhos da Comissão Estadual da Verdade em 2014, propôs a sessão solene. Thiago Miranda, um dos representantes do Comitê e sobrinho do deputado desaparecido Jayme Amorim Miranda, ressaltou que o Comitê tem trabalhado para acompanhar as resoluções propostas pela Comissão da Verdade, incluindo o restabelecimento simbólico dos mandatos cassados.
Roberto Mendes, que teve seu mandato restituído simbolicamente, considerou a sessão um reconhecimento histórico significativo para todos os parlamentares injustamente cassados. Ele lembrou que após ser absolvido 14 anos depois da cassação, foi indenizado pelos danos sofridos durante a ditadura. Ele disse ainda que a sessão de restituição simbólica é um importante ato de justiça.
Pedro Montenegro, secretário da Coordenadoria de Direitos Humanos do Tribunal de Justiça de Alagoas, classificou a sessão como um ato de reparação histórica e de justiça, lembrando da importância do mandato popular na democracia.
Os mandatos restituídos simbolicamente foram dos seguintes deputados estaduais:
André Papini Gois (PCB), cassado em 1948;
José Maria Cavalcante (PCB), cassado em 1948;
Moacir Rodrigues de Andrade (PCB), cassado em 1948;
Claudio Albuquerque Lima (PDC), cassado em 1964;
Sebastião Barbosa de Araújo (PSP), cassado em 1964;
Jayme Amorim de Miranda (PSP), cassado em 1964;
Cyro Casado Rocha (PTB), cassado em 1964;
Claudenor Albuquerque Lima, (PSP), cassado em 1964;
Luiz Gonzaga Moreira Coutinho (MDB), cassado em 1969;
Dincy Torres (MDB), cassado em 1969;
Elisio da Silva Maia (MDB), cassado em 1969;
Moacir Lopes de Andrade (MDB), cassado em 1969;
Luiz Gonzaga Malta Gaia, cassado em 1969;
Eraldo Malta Brandão (ARENA), cassado em 1969;
Pedro Timóteo (PSP), cassado em 1969;
Roberto Tavares Mendes (MDB), cassado em 1966.
Últimas notícias
Arapiraca participa de pesquisa nacional para qualificar visitas domiciliares
Prefeitura inicia implantação de sistema de drenagem no Tabuleiro do Martins
Maceió aparece entre destinos mais procurados para feriados, aponta KAYAK
Mulher procura mãe e irmã após mais de 20 anos sem contato em Arapiraca
Foragido da Justiça por homicídio é preso no município de Japaratinga
Latam deve indenizar casal após falha na prestação de serviço em Maceió
Vídeos e noticias mais lidas
Comandante da PM emociona em homenagem a coronel que morreu após mal súbito
Cliente denuncia demora na entrega de carro após pagar quase R$ 110 mil
Abastecimento do Tabuleiro é paralisado para conserto de rompimento em adutora
Com mais de R$2,6 milhões destinados por Gabi Gonçalves, Rio Largo autoriza construção do Mundo TEA
