Dólar fecha em alta, a R$ 5,42, à espera da decisão do Copom sobre Selic
Comitê de Política Monetária (Copom) anuncia decisão sobre a Selic na quarta-feira (19/6); mercado reage à espera e pressiona o dólar
O dólar fechou em alta de 0,73% nesta segunda-feira (17/6), a R$ 5,4214, enquanto o mercado espera a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC), na quarta-feira (19/6), e ainda repercutindo os desafios do risco fiscal evidenciados na semana passada por declarações do governo Lula sobre corte de gastos e aumento de arrecadação.
Além disso, a manutenção dos juros nos Estados Unidos, anunciada na semana passada, mantém pressão na taxa de câmbio, segundo analistas.
“A subida do dólar está sendo impulsionada pela combinação de fatores locais e externos. No local, persiste uma grande aversão ao risco por conta da expectativa que o mercado tem por alguma sinalização do governo sobre corte de gastos, o que ainda não aconteceu”, analisa Cristiane Quartaroli, economista-chefe do Ouribank.
Além disso, as opiniões estão divididas sobre a decisão do BC, que começa a reunião nesta terça-feira (18/6) e anuncia a nova taxa básica de juros, a Selic, no dia seguinte. “Isso tem trazido aversão a risco”, diz a economista.
No cenário externo, a percepção de que os Estados Unidos manterão juros altos por mais tempo, consolidada pelo comunicado do Federal Reserve (FED), o banco central norte-americano, “continua contribuindo para pressionar o mercado de câmbio”.
Juros altos nos EUA significam que os investidores manterão os recursos lá, em vez de apostar em economias em desenvolvimento, como o Brasil. Menos dólares no país pressionam o câmbio para cima, como ocorreu nesta segunda-feira.
Últimas notícias
Polícia Militar inaugura nova base do Batalhão Rodoviário em Marechal Deodoro
MPAL requisita inquérito para apurar denúncia de abuso sexual contra criança em São José da Laje
[Vídeo] Inquérito descarta drogas e aponta embriaguez de policial que matou colegas em Delmiro
Quadras poliesportivas de Caraíbas do Lino e Alto Bonito entram na reta final das obras em Delmiro Gouveia
Carlos Alberto Parreira é internado em hospital particular do Rio de Janeiro
DMTT anuncia mudanças no trânsito na região da Av. Gustavo Paiva
Vídeos e noticias mais lidas
Profissionais de saúde são contratados para substituir doentes por covid-19
Prefeitura anuncia inauguração da avenida Senador Benedito de Lira com Raí Saia Rodada
Após demissão de Moro, Bolsonaro fará declaração às 17h
Fernando Barbosa, fundador do tradicional Bar do Caldinho, morre aos 76 anos em Arapiraca
