Safra boa: Agricultora comemora colheita de milho verde com sementes doadas pelo Planta Alagoas
Programa é um reforço à safra agrícola alagoana e já distribuiu aproximadamente 800 toneladas de sementes de milho, feijão e sorgo
É no campo que os agricultores alagoanos cultivam o milho, um dos alimentos mais procurados durante as comemorações dos festejos juninos. Através do programa Planta Alagoas, a Secretaria de Agricultura e Pecuária de Alagoas (Seagri) já distribuiu quase 500 toneladas de sementes de milho para o plantio, que teve início em meados de março, dentro da janela ideal de plantio desta e demais culturas.
No assentamento Pacas, em Murici, a agricultora Maria Luciene plantou as sementes da variedade crioula, do Planta Alagoas. A expectativa é alcançar uma produtividade de 30 toneladas para silagem e 400 “mãos” de milho. Além desse produto, são plantados na propriedade macaxeira, laranja e batata doce, além da criação de galinhas e gado de corte.
Ela explica que a finalidade do plantio é a silagem, mas a venda de espigas no período de São João vai ajudar no retorno financeiro, previsto em torno de 500% maior do que o valor investido no cultivo, para cobrir os custos iniciais e ainda garantir reserva financeira para realizar uma segunda safra de milho no ano.
“Já tinha plantado milho e não deu tanto quanto está esse plantio agora. Está sendo uma experiência muito boa, porque essa semente está mudando a minha vida. Quando eu olho para o meu plantio, eu lembro que tenho milho para vender no São João, para comer e para fazer silagem. Só tenho a agradecer!”, afirma a agricultora.
Reforço na safra agrícola alagoana
Uma das estratégias do Governo de Alagoas é incentivar a safra agrícola. O programa estadual de distribuição de sementes incentiva a produção das culturas de milho, feijão, arroz e sorgo. Já foram entregues aproximadamente 800 toneladas de sementes para 56.800 agricultores familiares alagoanos.
“O Planta Alagoas é um programa de base do Alagoas Sem Fome, pois fortalece os produtores, sobretudo no incentivo da produção de alimentos dentro do contexto da agricultura familiar. Temos o plantio de milho, de feijão e de arroz, que são alimentos da cesta básica de muitos brasileiros”, ressalta a secretária de Agricultura e Pecuária, Aline Rodrigues.
Últimas notícias
PF faz operação para apurar suspeita de vazamento de dados de autoridades
Motorista embriagado avança sinal vermelho, provoca acidente deixa uma pessoa ferida em Maceió
Fim do contrato com a Unimed ameaça funcionamento da maternidade da Santa Casa em Maceió
Mulher esconde arma de companheiro para evitar ataque e homem acaba em Maceió
Mulher tem dedo fraturado e cabeça ferida após ser agredida com capacete em Paripueira
Homem é preso após arrombar porta de casa e causar dano em Taquarana
Vídeos e noticias mais lidas
Defesa de Vitinho repudia oferta de recompensa e afirma que jovem corre risco de vida
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
Vigia que ‘terceirizou’ próprio posto terá de ressarcir aos cofres públicos R$ 104 mil
Indústria brasileira do setor alimentício terá fábrica em Rio Largo
