Lei de Leonardo Dias que cria programa de observatório da pessoa com doença rara é promulgada em Maceió
Essa é a segunda lei de autoria do vereador com foco na atenção às pessoas com doenças raras

Nesta quinta-feira (27), foi promulgada a lei do vereador Leonardo Dias (PL) que institui o Programa Observatório da Pessoa com Doença Rara no município de Maceió.
A nova legislação obriga a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) a implementar ações efetivas para garantir a inclusão e a melhoria da qualidade de vida das pessoas com doenças raras na cidade.
"É um desafio complexo para a área da saúde, uma vez que essas doenças se caracterizam por sua baixa prevalência e complexidade clínica. Por meio de levantamentos bienais, serão obtidos dados atualizados sobre a quantidade, características e localização de pessoas com doenças raras em Maceió", explicou o vereador Leonardo Dias.
Essa é a segunda lei de autoria do vereador com foco na atenção às pessoas com doenças raras. Em novembro de 2023, foi promulgada outra legislação que garante a política de atenção integral aos pacientes acometidos por essas condições.
Ambas as leis foram elaboradas com o auxílio do cardiologista alagoano Dr. Hemerson Casado e têm como objetivo reduzir a mortalidade, contribuir para a redução da morbimortalidade e das manifestações secundárias, além de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas. Isso será alcançado por meio de ações de promoção, prevenção, detecção precoce, tratamento oportuno, redução de incapacidade e cuidados paliativos.
"Essa lei não poderia ter sido construída sem o auxílio do Dr. Hemerson Casado. Ele tem uma importante contribuição no apoio aos pacientes com doenças raras, que representam um desafio complexo na área da saúde devido à sua baixa prevalência e complexidade clínica. A necessidade de aprimorar o acesso a diagnósticos, tratamentos e cuidados específicos para essa população é extremamente necessária e urgente", destacou o vereador Leonardo Dias.
Últimas notícias

Genial/Quaest: governo Lula é aprovado por 48% e desaprovado por 49%

Deputado Fábio Costa celebra PEC que garante aposentadoria integral e valorização a agentes de saúde e endemias

Detento foge do Presídio Baldomero Cavalcanti após ser levado para enfermaria

Ronaldo Lessa confirma presença em Arapiraca na Ação + Centro Novo

PF cumpre quase 200 mandados contra abuso sexual infantojuvenil em Alagoas e outros estados

Suspeitos de roubo à mão armada são localizados em operação do 3º BPM em Arapiraca
Vídeos e noticias mais lidas

Homem confessa que matou mulher a facadas em Arapiraca e diz ela passou o dia 'fazendo raiva'

Guilherme Lopes dispara contra Beltrão: 'Penedo não deve nada a você'

Empresário arapiraquense líder de esquema bilionário perseguia juízes e autoridades, diz ex-mulher

Quem era 'Papudo': líder de facção de altíssima periculosidade morto confronto em Arapiraca
