Política

1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 começa nesta segunda (1) em Maceió

Foco do encontro será promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades

Por 7Segundos, com Assessoria 01/07/2024 08h08 - Atualizado em 01/07/2024 08h08
1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20 começa nesta segunda (1) em Maceió
Bancada feminina da Câmara dos Deputados - Foto: Agência Câmara

Inicia nesta segunda-feira (1°) em Maceió, a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20, o fórum legislativo do G20, organização internacional que abriga as maiores economias do mundo. Com o Brasil na presidência do grupo durante este ano de 2024, a capital de Alagoas foi uma das quinze sedes escolhidas para receber eventos do grupo.

Promovida pela Câmara dos Deputados, a reunião tem como lema “Construindo um Mundo Justo e um Planeta Sustentável” e conta com a presença de delegações de 26 países e quatro organismos internacionais. O encontro debaterá temas como promoção da justiça climática, desenvolvimento sustentável e combate às desigualdades, com foco maior nos impactos para meninas e mulheres.

O evento será no Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso, no bairro Jaraguá, tendo início às 9h e finalizando às 18h. Na terça-feira (2), o grupo se encontrará no mesmo local e horário para continuar os debates, finalizando este encontro. No primeiro dia, a sessão de trabalho será “Promovendo a justiça climática e o desenvolvimento sustentável para mulheres e meninas”, além de contar com um painel sobre os avanços legislativos e de políticas públicas para as mulheres.

No segundo dia, ocorrerão duas sessões de trabalho, sendo a primeira “Mulheres no Poder: ampliando a representatividade feminina em espaços decisórios” e a segunda “Combatendo desigualdades e promovendo a autonomia econômica das mulheres”.

O deputado Arthur Lira, designado como líder do P20, será um dos presentes na abertura do evento. Também participam da solenidade a segunda-secretária da Mesa Diretora da Câmara, deputada Maria do Rosário; a coordenadora da bancada feminina, deputada Benedita da Silva; e outras autoridades federais, do estado de Alagoas e da prefeitura de Maceió.

Estão confirmadas, no total, a presença de 171 parlamentares mulheres, enviadas por 26 países, além de enviadas da União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul. Dos países confirmados do G20, estão confirmados Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia, Rússia. Dos convidados estão Angola, Espanha, Nigéria, Noruega, Portugal. Dos países de língua portuguesa, foram confirmados Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Princípe, Timor-Leste. E dos países do Mercosul, vão Bolívia e Paraguai.

A 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares é um dos diversos eventos que precedem a Cúpula de Líderes do G20, que será realizada no Rio de Janeiro, no final de novembro, com os chefes de Estado e de Governo. Em 2024, o Brasil exerce a presidência do G20, que reúne anualmente os países com as maiores economias do mundo para discutir iniciativas econômicas, políticas e sociais.

Maceió foi escolhida pela bancada feminina da Câmara dos Deputados, seguindo a lógica de apresentar diferentes regiões do país, de forma a mostrar a diversidade do Brasil. A capital também foi apontada anteriormente para sediar eventos do G20, sendo uma das quinze cidades-sede escolhidas.