É falso que Brasil seja o único país do mundo a exigir vacina contra Covid-19 para bebês e crianças
Além do Brasil, diversos outros países vacinaram crianças e adolescentes contra a covid-19
Uma parcela das notícias falsas que circulam na internet são dedicadas à vacinação contra a Covid-19 no Brasil. Mesmo em tempos que o tema não está tão em voga, histórias falsas ainda viralizam.
A última alardeia para uma suposta estatística que apontaria para uma “jabuticaba” brasileira. Mensagens apontam que o Brasil seria o único país a exigir vacina contra a Covid-19 para bebês e crianças.
“Alguém consegue me responder porque o Brasil é o único país do mundo a exigir vacina de covid para bebês e crianças? Obs: Print retirado do PNI oficial de 2024”, diz a mensagem que circula online.
O conteúdo, que já circula há algum tempo, é recheado de mensagens condenatórias contra a vacinação. Porém, a história não é bem assim. Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder a algumas perguntas. São elas: 1) A vacina contra a Covid-19 é obrigatória para bebês e crianças no Brasil? 2) O Brasil é o único país do mundo a obrigar a vacinação contra a Covid-19? 3) Quais são outros países que vacinam crianças contra a Covid-19?
A vacina contra a Covid-19 é obrigatória para bebês e crianças no Brasil?
Em teoria, sim. Falamos isso porque as vacinas contra a Covid-19 estão no Programa Nacional de Imunizações. Ou seja: as vacinas contra a doença estão previstas para serem tomadas aos seis meses de idade (em três doses).
Na prática, o universo não é bem este. A cobertura vacinal no Brasil, infelizmente, não é de 100%. Nem por isso, você vê pais sendo presos ou multados por isso.
O Brasil é o único país do mundo a obrigar a vacinação contra a Covid-19
Também não. O próprio governo federal veio a público desmentir esta história, em nota, o Ministério da Saúde apontou os benefícios da vacinação contra a Covid-19 e, ainda por cima, citou que há outros países que incluem as crianças no calendário de vacinação. A lista contida na nota está no próximo tópico.
Quais são outros países que vacinam crianças contra a Covid-19?
Além do Brasil, diversos outros países vacinaram crianças e adolescentes contra a covid-19. Os Estados Unidos, por exemplo, no final de 2021, já tinham aplicado a vacina em mais de cinco milhões de crianças, sob orientação do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). O país também foi o primeiro do mundo a vacinar bebês a partir dos seis meses e, atualmente, a vacina contra a doença foi introduzida no calendário infantil. Nos Estados Unidos até a data de 11/05/2023 um total de 2.205.310 crianças entre 6 meses e 5 anos de idade já receberam ao menos 1 dose de vacina para covid-19.
O Canadá, Alemanha, Irlanda e a Grécia são mais países que iniciaram a proteção de crianças contra a doença a partir da faixa etária de 6 meses de idade. Enquanto, outros países, como Espanha e Reino Unido, optam pela vacinação a partir da faixa etária de 6 meses de idade se houver alguma comorbidade (imunossupressão, doenças cardíacas, diabetes, deficiências neuro-cognitivas, etc.).
Na Europa, países como Áustria, Bélgica, Estônia, França, Holanda, Itália, Noruega, entre outros, aprovaram ou aplicaram, ainda no auge da pandemia, imunizantes para a faixa etária de 5 a 11 anos. Hoje, a União Europeia recomenda a vacinação de crianças a partir dos 6 meses de idade.
É falso que o países seja o único país do mundo que obriga a vacinação em crianças. A história não passa de uma fake news que serve para desincentivar a vacinação contra a Covid-19.