ALE aprova projeto que prioriza acesso de estudantes alagoanos a universidades estaduais
Projeto pode implementa o critério regional no acesso às universidades públicas estaduais, garantindo o acréscimo de 10% na nota final do Enem
Foi aprovado, na sessão de quarta-feira (03), na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE), o Projeto de Lei, de autoria da deputada Cibele Moura (MDB), que implementa o critério regional no acesso às universidades públicas estaduais, garantindo o acréscimo de 10% na nota final - do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ou outro processo seletivo - aos estudantes nascidos em Alagoas ou que cursaram integralmente o Ensino Médio no estado.
O benefício é válido nos vestibulares para cursos de graduação da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) e da Universidade Estadual de Alagoas (Uneal). A comprovação do direito ao bônus será feita no ato da matrícula, com o preenchimento das condições previstas em resolução própria das universidades.
A deputada Cibele Moura afirmou que o critério de inclusão regional é um mecanismo que reduz as desigualdades no acesso ao ensino superior, já que, muitas vezes, alunos de fora de Alagoas ocupam as vagas universitárias do estado.
“Essa lei é importante para que nossos estudantes fiquem em Alagoas, constituam família e criem suas vidas profissionais aqui, ajudando toda a nossa gente. É a democratização do acesso ao ensino superior, especialmente em lugares onde a oferta é limitada e a concorrência é alta”, pontuou, agradecendo aos colegas parlamentares pela aprovação da proposta.
O projeto segue, agora, para sanção do Executivo Estadual.
Últimas notícias
Condenado por homicídio ocorrido no Sertão de Alagoas é capturado durante ação da Polícia Civil
Caixa paga Bolsa Família a beneficiários com NIS de final 5
Mãe diz que pai roubou vaquinha feita pra bebê que teve membros amputados em AL
Receita abre consulta a 1º lote residual de restituição de 2026 nesta sexta-feira
Queda de postes provoca transtornos no trânsito em Mangabeiras, em Maceió
Mega-Sena acumula novamente e prêmio principal vai para R$ 63 milhões
Vídeos e noticias mais lidas
Cobranças abusivas de ambulantes em praias de AL geram denúncias e revolta da população
Corpo encontrado no Bosque das Arapiracas apresentava sinais de violência
Após bebedeira, dois homens se desentendem e trocam tiros em Traipu
Luciano Barbosa irá assinar ordem de serviço para o início das obras na Avenida Pio XII
